8 filmes em francês para treinar o idioma

Convocamos o time da Aliança Francesa para selecionar 8 bons filmes em francês disponíveis nas plataformas de streaming. Na lista temos dramas, comédias, filme de época… Muitas lições de vida e momentos divertidos: isso tudo sem perder a oportunidade de treinar a língua. C’est super!

Dica para o treino: Se você for iniciante no francês, ative as legendas em português e comece a se acostumar com os sons, pronúncias e vocabulário. Caso você já tenha algum conhecimento, tente assistir com legendas também em francês, isso vai te ajudar não só na compreensão oral, como na escrita. 😉

Voilà! Agora é preparar aquela pipoca e conferir nossa lista:


Mon frère / Meu irmão (2019), Julien Abraham

Teddy, um jovem desabrigado, é acusado do assassinato de seu pai, enquanto ele queria proteger seu irmãozinho da violência.

Isolado em um centro educacional, ele se vê confrontado com um mundo brutal do qual ele não conhece as regras. Perdido entre outros jovens em dificuldade, ele conhece Enzo, de quem se torna amigo. Juntos, eles farão de tudo para escapar desse novo cotidiano.

Sementes Podres / Mauvaises Herbes (2018), Kheiron

Waël (Kheiron), um antigo menino da rua, vive nos subúrbios parisienses, subsistindo através de pequenas vigarices que comete com a ajuda de Monique (Catherine Deneuve), uma mulher reformada que depende muito dele. Um dia, a vida de Waël sofre grande reviravolta, quando um amigo de Monique lhe oferece, por insistência dela, um trabalho no seu centro de crianças excluídas do sistema escolar. Pouco a pouco, Waël fica responsável por um grupo de seis adolescentes expulsos devido à falta de assiduidade, insolência e porte de armas. Do encontro explosivo com estas “ervas daninhas” vai florescer um verdadeiro milagre.

Um Banho de Vida / Le Grand Bain (2018), Gilles Lellouche

Bertrand está no auge dos seus quarentas anos e sofre de depressão. Depois de um tratamento ineficaz, ele começa a frequentar a piscina de seu bairro, e se junta a uma equipe de nado sincronizado masculina, algo incomum dentro do esporte. Sob o comando de Delphine, uma ex-atleta vitoriosa, Bertrand e os novos companheiros decidem participar do Campeonato Mundial de Nado Sincronizado e encontram, enfim, um novo propósito para sua vida.

A Escalada / L’ascension (2017), Ludovic Bernard

Um jovem de origem humilde decide escalar o Monte Everest para impressionar a mulher que ama – e vira sensação na mídia. … Baseado num livro do escritor franco-argelino Nadir Dendoune, que também se aventurou no Monte Everest sem treino.

Bem-vindo a Marly-Gomont / Bienvenue à Marly-Gomont (2016), Julien Rambaldi

Em 1975, Seyolo Zantoko, médico recém-graduado do Congo, vai trabalhar em uma pequena aldeia francesa. Quando ali chegam, Seyolo e sua família ficam desiludidos. As pessoas têm medo, pois nunca viram negros em suas vidas. Mas Seyolo é determinado e tenta de tudo para ganhar a confiança dos moradores. Um belo filme, baseado numa história verídica

Divinas / Divines (2016), Houda Benyamina

Em um gueto de Paris, o tráfico local se transforma em oportunidade para mudar de vida. Dounia (Oulaya Amamra) e sua melhor amiga Maimouna (Déborah Lukumuena) planejam sair da pobreza ou morrer tentando.

8 Rue de l’Humanité – Mais que amigos: Vizinhos (2021), Dany Boon


No filme acompanhamos a vida dos moradores dentro de um prédio, confinados por conta da pandemia do coronavírus. Uma dona de café reutiliza seu álcool de pera para se desinfetar, um técnico esportivo que dá aula pelo Zoom e engorda a cada semana, sua mulher que está grávida de 7 meses e tem pavor de ir ao hospital, um pai que gostaria de ter a inteligência de seu filho de 8 anos e muitas outras histórias que trazem um clima leve e divertido, apesar do cenário pandêmico.

Mademoiselle Vingança / Mademoiselle de Joncquières (2018), Emmanuel Mouret

França, 1750. Depois de anos resistindo às investidas do Marquês de Arcis, Madame de La Pommeraye, uma viúva reclusa, decide assumir um relacionamento entre eles. Após dois anos de união, o Marquês se sente entediado e acaba com o romance de uma maneira que ele julga amigável. No entanto, Madame de La Pommeraye se sente traída e resolve punir do ex companheiro, para realizar seu plano de vingaça, ela contrata duas prostitutas, Madame de Joncquières e sua filha, uma jovem extremamente bonita.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar