A Aliança Francesa do Rio de Janeiro tem o prazer de convidar a ARFI ao Brasil para uma série de filmes-concertos nos dias 21 e 22 de maio no CCBB no Rio de Janeiro.
A equipe, composta por Jérôme Lopez e Xavier Garcia, oferecerá ao público brasileiro 2 filmes-concertos, “Metropolis” e “Steamboat“. Ao mesmo tempo, os dois músicos realizarão várias oficinas de experimentação sonora para crianças e adultos.
O primeiro filme é Metropolis de Fritz Lang (1927). Por ocasião do lançamento da versão integral restaurada do filme Metropolis (Fritz Lang, 1927), o grupo remixou a música de Richie Hawtin, uma figura importante na cena techno, com o trabalho de Iannis Xenakis, um pioneiro da música do século XX. Esta mistura se encaixa bem com o estilo expressionista do filme. Metropolis é um dos filmes mudos mais importantes, representando um mundo imaginário onde a sociedade está dividida entre a cidade subterrânea, composta principalmente de escravos, e a elite que vive em uma cidade paradisíaca.
O segundo filme é Steamboat Bill, Jr. de Charles Reisner e Buster Keaton (1928). Depois de terminar a escola, o jovem William se junta a seu pai, um capitão de um vapor de remos no Mississippi. Com uma aparência um pouco fraca, ele não parece realmente se encaixar neste mundo difícil. Para piorar a situação, ele está apaixonado pela filha do principal concorrente de seu pai. A cena final do furacão é lembrada por todos os cinéfilos, com provavelmente a acrobacia mais perigosa da história do cinema! Xavier Garcia e Jêrome Lopez acompanham o filme com uma mistura de música techno e “contemporânea”. A modernidade deste estilo musical permite aos jovens descobrir o burlesco cinema mudo da época.
Metropolis : CCBB – 21/05 – 18h00
Steamboat : CCBB – 22/05 – 17h00
É um projeto iniciado pelas Alianças Francesas do Brasil – Esta turnê é possível graças aos seguintes parceiros: Embaixada da França – CCBB – Institut Français – Ville de Lyon – Spedidam.