Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Espetáculo de Dança “Nem Sempre Dancei Assim”

21 novembro 2023 | 19:00 - 21:00

Bouba Landrille Tchouda (Cie Malka), dançarino, coreógrafo e diretor artístico francês de origem camaronesa, inicia sua turnê no Brasil, a convite da Aliança Francesa, com a apresentação de seu solo J’ai pas toujours dansé comme ça (“Nem Sempre Dancei Assim”) dia 21/11, às 19h, no Teatro Cacilda Becker

Seu trabalho poderoso combina hip-hop, capoeira e dança contemporânea. Sua formação interdisciplinar, composta de encontros originais, alimenta sua exploração das infinitas possibilidades da linguagem da dança, buscando afastar seus limites e ir além das barreiras de gêneros. Em “Nem Sempre Dancei Assim”, Bouba pinta um auto retrato e, com a assistência artística do diretor Nasser Djemaï, revela uma parte de sua própria história, um momento íntimo de compartilhar o que move sinceramente o artista quando ele cria.

Fruto de uma vontade muito forte de refletir sobre a sua carreira singular e múltipla, o coreógrafo entrega-se aqui como nunca antes. Mais do que um espetáculo, desenha um retrato sensível pontuado por uma série de marcos, olhares no espelho retrovisor, tantos espaços onde se revivem algumas memórias do menino que chegou a França, em Villeneuve, Grenoble, em 26 de novembro de 1985…

Como nascem seus projetos, como traçou um caminho que o leva para além de nossas fronteiras hoje? O objetivo é simples, é compartilhar conhecimentos sensíveis e trazer alguns pontos de referência para melhor entrar em sua dança, nutrida por suas múltiplas histórias e encontros.

 

Sobre Bouba Landrille Tchouda

Como muitos outros dançarinos de hip-hop, Bouba Landrille Tchouda começou como artista autodidata em meados da década de 1980. Sua curiosidade o levou a vir ao Brasil, em Salvador e Fortaleza, para aprender capoeira no estilo do Nordeste.

Em 1995, ele fundou sua primeira companhia, a ACA, em Saint-Martin d’Hères, com Habib Adel, um dançarino da mesma geração. Sua primeira criação, Old Up, abriu caminho para a aceitação profissional por meio de sua apresentação em 1996 no Paris Danse Ville Danse Festival.

A abordagem de Bouba Landrille Tchouda é a da intensidade na interpretação e da ponderação na coreografia. Seu trabalho multifacetado é influenciado pelo hip-hop, capoeira e dança contemporânea, resultando em criações poderosas. Sua trajetória na dança sempre foi híbrida e feita de encontros únicos, o que o levou a explorar repetidamente as inúmeras possibilidades da gramática da dança, a ampliar seus limites e a ultrapassar as fronteiras de estilos e gêneros.

Bouba é um dos dançarinos e coreógrafos que passaram do hip-hop para uma sintaxe de dança contemporânea profundamente pessoal.

Dia: 21/11
Horário: 19h
Local: Teatro Cacilda Becker – R. do Catete, 338
Entrada gratuita

Detalhes

Data:
21 novembro 2023
Hora:
19:00 - 21:00

Local

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338
Rio de Janeiro, Brasil
+ Google Map

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar