Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Exposição bilíngue “Amazônia: uma floresta virgem?” na AF Tijuca

14 agosto 2023 - 4 setembro 2023

A Aliança Francesa da Tijuca apresenta, de 14 de agosto a 4 de setembro, a exposição “Amazônia: uma floresta virgem?”, baseada no livro Em busca da Amazônia esquecida” (Editora Geektopia), da quadrinista francesa Laure Garancher. A mostra, proposta em francês e português, explica através de desenhos o passado das sociedades pré-colombianas na Amazônia. Traça de forma didática e pedagógica as etapas de uma das missões científicas do projeto LongTime (Laboratório de Excelência CEBA – Center for the study of biodiversity in Amazonia), liderado por Guillaume Odonne (CNRS) e Jean-François Molino (IRD). A obra também aborda as profissões de pesquisa, com o projeto envolvendo cerca de vinte pesquisadores, desde antropólogos até botânicos, micologistas e especialistas em carvão vegetal (antracologia). 

No âmbito do projeto FrancEcoLab Brasil 2023 “As florestas do Brasil”, criado pela Embaixada da França no Brasil, a exposição circulará em várias cidades deste vasto país nas próximas semanas com a colaboração da rede das Alianças Francesas do Brasil

As escolas participantes do programa, e os curiosos estão convidados a conhecer o trabalho de Laure Garancher e dos pesquisadores na Amazônia! 

Sobre a autora Laure Garancher 

Laure Garancher é engenheira, roteirista, cartunista e especialista em saúde pública e socioantropologia. Durante 10 anos, trabalhou como especialista em saúde pública para a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ela sempre gostou de desenhar em seu tempo livre e, é por meio de suas experiências ao redor do mundo que teve a ideia de usar os quadrinhos para compartilhar suas descobertas. 

Em 2016, criou a ONG The Ink Link, que reúne profissionais do mundo dos quadrinhos para melhorar as práticas no setor humanitário e social, envolvendo diretamente os beneficiários dos projetos de desenvolvimento. Seu objetivo é compartilhar, através de suas histórias, uma perspectiva da realidade no ramo em que trabalha. Graças a seus diários de viagem às profundezas da Amazônia, finalmente conseguiu combinar sua experiência de vida com a associação The Ink Link, usando os quadrinhos para apoiar as ONGs em campo.

Em 2022, lançou no Brasil pela editora Geektopia, o livro Em busca da Amazônia esquecida, que conta sua participação numa expedição com pesquisadores na Amazônia. Além das profissões científicas pouco conhecidas, ela nos ajuda a descobrir os mistérios das chamadas “montanhas coroadas”.

No mês de junho de 2023, Laure Garancher foi convidada pela Embaixada da França para participar do festival de literatura infantil Meu Festivalzinho. Durante dez dias, ela apresentou o seu trabalho em Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro e Belo Horizonte animando oficinas com alunos do projeto FrancEcolab e palestras com tema da “Popularização da ciência por meio do quadrinho”. 

Detalhes

Início:
14 agosto 2023
Final:
4 setembro 2023

Local

Alianca Francesa Tijuca
Rua Andrade Neves, 315
Rio de Janeiro, RJ 20510-230
+ Google Map
Ver site do Local

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar