Carregando Eventos

« Todos Eventos

Exposição | O Espaço da Alteridade – Andrea Eichenberger

18 18America/Sao_Paulo novembro 18America/Sao_Paulo 2021 - 7 07America/Sao_Paulo março 07America/Sao_Paulo 2022

Livre

A Aliança Francesa abre, no dia 18 de novembro, a exposição “O espaço da alteridade”, da fotógrafa e antropóloga Andrea Eichenberger, na Galeria Aliança Francesa, em Botafogo. A mostra apresenta quatro séries fotográficas intituladas: “(in)Segurança”, “Les milles briques”, “O parque” e “Translitorânea”. 

São 65 fotografias que tomam como assunto o encontro com o “outro”.

“Tomo o ato fotográfico como uma forma de aproximação e de trocas com as pessoas que eu fotografo. A fotografia não é um fim, mas um meio que me permite compartilhar experiências e acessar outros modos de olhar e pensar o mundo”, diz a artista.

A pesquisa de Andrea Eichenberger é atravessada por sua formação em antropologia, procurando estabelecer um profundo diálogo com as pessoas fotografadas. Natural de Florianópolis, Santa Catarina, Andrea vive em Paris e trabalha entre o Brasil e a França. É graduada em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC, mestre e doutora em Antropologia pela Université Paris 7 – Sorbonne Paris-Cité, em cotutela de tese com a Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

“Em meus trabalhos, dedico especial atenção às trajetórias de vida e histórias menores que colocam em perspectiva a complexidade das relações sociais, políticas e econômicas de um contexto mais amplo”, afirma Andrea. “Há mais de dez anos, venho desenvolvendo trabalhos que destacam algumas tensões entre o cotidiano e a esfera política no Brasil, país onde nasci, cresci e ao qual retorno com frequência. Ao longo desses anos, tenho me interessado sobretudo por questões ligadas às transformações sociais, econômicas e políticas que presenciamos nas duas últimas décadas”, complementa a artista.  

A curadoria da mostra é assinada por Teresa Bastos, pesquisadora de fotografia, curadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Artes da Cena (ECO/UFRJ) e Pós-graduação em Artes Visuais (EBA/UFRJ).  Segundo Teresa, “a artista Andrea Eichenberger documenta espaços e pessoas na fricção entre o que naturalizamos por ‘real’, ou seja, um cotidiano social partilhado, visto por muitos, e sua invenção”. “Com um olhar antropológico, seu trabalho ousa nos instigar a ver não somente com olhos de espectadores, mas como cúmplices. Andrea busca no mais previsível, o inusitado”, afirma a curadora.

De acordo com Teresa Bastos, “o espaço de alteridade que o olhar sensível de Andrea Eichenberger  constrói  é um lugar em que as pessoas vivem com dignidade, estejam elas às margens da Rodovia Translitorânea, no Brasil, ou na penitenciária da cidade de Beauvais, na França “.

Ficha técnica

Curadoria

Teresa Bastos

Coordenação de produção

Quentin Richard

Produtora

Marina Cruz

Expografia e produção executiva

Bruna Costa

Vitor Gomes

Montagem

Anderson Bispo

Impressão fotográfica

Endrigo Righeto

Multicor – Atelier de impressão

Adesivos e lambes

Gaspar Manuel Fernando

Molduras

Metara Molduras

 

Detalhes

Início:
18 novembro
Final:
7 07America/Sao_Paulo março 07America/Sao_Paulo 2022
Preço:
Livre
Categorias de Evento:
, ,

Organizador

Aliança Francesa Rio de Janeiro
E-mail:
cultural@rioaliancafrancesa.com.br
Website:
https://www.rioaliancafrancesa.com.br

Local

Aliança Francesa de Botafogo
Rua Muniz Barreto, 730
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22251090 Brasil
+ Google Map

Calendário gerado por The Events Calendar

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar