Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Fête de la Musique 2021 no Brasil

21 junho

Evento popular por excelência, a Fête de la Musique dá acesso à cultura ao maior número de pessoas possível e reúne neófitos, amadores e profissionais. Em 2021, será a edição n°39 desse evento francês e internacional. É este espírito que desejamos para esta Fête de la Musique 2021 no Brasil, ainda marcada pelo contexto sanitário.

Com esta edição virtual, construída em colaboração com o Instituto Francês e o Centro Nacional de Música na França, assim como com o festival Coquetel Molotov e as Alianças francesas no Brasil, procuramos inovar a fim de permitir o encontro das culturas francesa e brasileira em toda sua diversidade. Espelhando as Festas Juninas que acontecem anualmente no Brasil em junho, propomos um evento unificador, popular e de qualidade. Diferentes formatos, artistas e estética serão homenageados, refletindo a efervescência que anima as cenas francesas e brasileiras de hoje. Este festival musical afirma ser uma pedra fundamental para preparar a recuperação musical pós-pandêmica.

 

Propomos 3 etapas sucessivas:

  1. 18h45 – Uma gravação ao vivo da L’Impératrice (canal AF Brasil) (duração 9 min)

Como introdução, propomos um mini-concerto da mais famosa banda de rock francesa do outro lado do Atlântico no momento. Capturado no telhado da Filarmônica de Paris, o pequeno trecho do concerto destaca a Fête de la Musique, uma apresentação ao ar livre com os telhados de Paris em foco. Uma introdução suave sob um céu com jazz, funk e reflexos pop, antes da mudança para o Brasil.

L’impératrice é um grupo muito bem identificado na França, onde atinge um grande público, jovem mas não só. Com sua música pop evocando tanto David Bowie quanto Daft Punk, ela rompe as fronteiras geracionais e estéticas.

 

  1. 19h – Um mini-documentário exclusivo sobre o artista francês L’Homme Statue, co-produzido com a Coquetel Molotov (canal AF Brasil + Coquetel Molotov festival) 

A fim de reinventar o show virtual ao vivo, tão comum neste período, optamos por produzir conteúdo audiovisual gravado com qualidade, particularmente do ponto de vista estético e narrador. Assim, nos aproximamos da Coquetel Molotov (Recife), um festival de música contemporânea, na vanguarda dos formatos virtuais e parceiro de longa data da Embaixada, para co-produzir esta segunda vez. Esta é construída em torno da imaginação artística de um artista, que nos conta sua relação com as culturas musicais brasileira e francesa, L’Homme Statue.

Artistas apresentados no mini-documentário (duração ~ 20 min) :

L’Homme Statue – entrevista + gravação de performance e canção

O jovem dançarino e músico francês, cujo verdadeiro nome é Loïc Koutana, será o mestre de cerimônias. Reconhecido internacionalmente por suas apresentações com o coletivo paulistano Teto Preto, ele está atualmente em exibição na sala de vídeo do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Depois de várias turnês internacionais (Nuits sonores em Lyon, Palais des Beaux-Arts em Bruxelas, Teatro Rialto em Montreal), ele decidiu se estabelecer em São Paulo e se concentrar em sua carreira musical. Ele então lançou várias faixas promissoras, e agora está preparando o lançamento de seu primeiro álbum, a meio caminho entre o jazz, o electro-pop e a canção. 

Ele é apoiado por seu selo Urban Jungle (que também produz artistas brasileiros conhecidos como Céu, Boogarins ou Otto) e por sua comunidade digital (1,2 milhão de seguidores no TikTok e 159.000 seguidores no Instagram), com os quais ele compartilha diariamente suas criações e suas lições de francês.

 

Linn da Quebrada – entrevista + gravação de uma ou duas músicas (Reportage Tracks

Linn da Quebrada é uma artista líder da nova cena pop brasileira. Ela ficou conhecida através de seus primeiros álbuns de vanguarda, misturando pop e funk brasileiro. Ela também é conhecida por seu compromisso com o reconhecimento dos direitos da comunidade LGBTQI+.

Atuou em filmes e documentários independentes internacionalmente aclamados, como Bixa Travesty (Melhor Documentário na Berlinale) e Corpo elétrico (Festival de San Sebastián). Ela é hoje uma verdadeira estrela no Brasil, inclusive entre o público em geral, graças às suas apresentações como atriz na Globo telenovela Segunda chamada e como apresentadora do talk show TransMissão no canal Canal Brasil.

 

Yndi – entrevista + gravação de uma ou duas músicas (Clip Novo Mundo)

A jovem parisiense acaba de lançar seu primeiro álbum sob um novo pseudônimo, Yndi. Depois de uma carreira sob o pseudônimo de Dream Koala, o artista de origem brasileira volta com um projeto mais pop, mas também mais íntimo, reinventando o formato violão / voz, tão caro aos brasileiros. Lançado no final de maio, seu álbum, acompanhado por um videogame gratuito, é muito promissor. O feedback da imprensa especializada (RFI, Radio Nova), assim como sua aparição no seletíssimo estúdio Colors (400.000 visualizações), atestam isso.

 

Laure Briard – entrevista (Clip Eu Voo)

Como herdeira digna de Françoise Hardy, Margo Guryan ou Vashti Bunyan, Laure Briard compõe álbuns intimistas entre o realismo e a poesia. Atuando tanto no campo do pop, do rock de garagem e da bossa nova, ela tece pequenos pedaços de yé-yé psicodélico onde suavemente conjuga a crueldade de nossa existência.

Ela acaba de lançar um EP com a banda brasileira Boogarins e desfruta de uma certa notoriedade aqui no Brasil.

 

  1. 19h30 – Uma gravação ao vivo de La Femme (Canal AF brasil) (duração 1h03)

 

Nascida em Biarritz nos anos 2010, La Femme não é, como seu nome poderia indicar, um projeto solo, mas um coletivo, construído em torno da dupla Marlon Magnée e Sasha Got. O grupo incarna a renovação da cena rock francesa e atrai suas influências tanto no punk, no jazz e na música eletrônica. Depois de um sucesso internacional com seu segundo álbum Mystère, eles lançam uma nova obra, Paradigmes, ainda no selo emblemático Born Bad Records.

Além de incorporar o novo cenário do rock francês, La Femme é um grupo que vem exportando muito, especialmente na América do Sul, e tem planos de se espalhar para o Brasil.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar