Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Leitura de poesias “Chaise longue, poésie et musique” com Xavier Machault e Martin Debisschop

19 março - 25 março

Março é um mês de festa para os falantes e apaixonados pela língua francesa – dia 20 é comemorado o Dia Internacional da Francofonia. Em meio a várias propostas culturais, a Aliança Francesa promove a vinda do duo Xavier Machault e Martin Debisschop que passam por Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo, Rio de Janeiro e Niteroi.

Há quinze anos, o autor e cantor francês Xavier Machault não para de multiplicar suas colaborações artísticas com compositores e instrumentistas de música improvisada, jazz e/ou rock. Essas parcerias possibilitam a criação de projetos singulares, em estéticas pouco presentes no panorama da canção francesa. Desse modo, o rock/electro de PELOUSE, a música de câmara acústica de Only You ou anteriormente o pós-cabaré de BUFFALO! representam os diferentes territórios que Xavier Machault percorre ao longo dos anos.

 Em 2017, ele conhece Martin Debisschop, artista de Grenoble (França) que desenvolve uma sonoridade diferente entre o rock e a música experimental. Martin busca texturas e espaços sonoros, através da prática da guitarra preparada.

 Juntos criam uma reinterpretação de L’Incendie, disco de Brigitte Fontaine & Areski, cujo repertório vão apresentar quase uma centena de vezes na França e na Bélgica. Desde 2021, Martin substituiu permanentemente Valentin Ceccaldi na PELOUSE.

Movida pelo mesmo desejo de experimentação e pesquisa sonora e textual, a turnê brasileira será uma oportunidade para apresentar uma leitura de poesias:

Chaise longue, poésie et musique (Espreguiçadeira, poesia e música)

Concebido online no ano passado no site da Aliança Francesa, Chaise longue, poésie et musique (Espreguiçadeira, poesia e música) é um projeto para quatro espectadores sentados em uma ‘chaise longue’, usando fones de ouvido. Xavier Machault & Martin Debisschop oferecem uma seleção de textos escritos por poetisas e poetas francófonos, com música minimalista e improvisada. Um momento fora do tempo em que basta sentar, fechar os olhos e deixar-se embalar por alguns minutos, o tempo de um poema.

Confira a programação:

Aliança Francesa Botafogo – Rua Muniz Barreto, 730
Data: Sábado, 19/03
Horário: Das 09h às 13h

Data: Sexta, 25/03
Horário: Das 12h às 15h

 

Aliança Francesa Tijuca – Rua Andrade Neves, 315
Data: Sábado, 19/03
Horário: Das 13h às 16h

 

Entrada gratuita e participação por ordem de chegada/espera.
As sessões têm 15 minutos e comportam até 4 participantes por vez.

Detalhes

Início:
19 março
Final:
25 março

Local

Aliança Francesa de Botafogo
Rua Muniz Barreto, 730
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22251090 Brasil
+ Google Map

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar