Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

MOSTRA DE CINEMA FRANCÓFONO 2022

22 março - 25 março

A MOSTRA DE CINEMA FRANCÓFONO acontecerá nos dias 22, 24 e 25 de março, com projeções às 18h e às 20h, na Aliança Francesa de Botafogo – Rua Muniz Barreto 730 – no âmbito da Francofonia no Rio 2022. Este evento anual visa divulgar as culturas dos diferentes países que integram a Organização Internacional da Francofonia (OIF). As sessões de filmes são gratuitas e com legendas em português.

A MOSTRA DE CINEMA FRANCÓFONO traz uma seleção de 6 filmes inéditos, de modo a destacar a pluralidade da língua francesa e sua influência cultural. A MOSTRA DE FILMES FRANCÓFONOS é fruto de uma parceria entre o Consulado Geral da França, o Consulado Geral da Bélgica, o Consulado Geral do Canadá e o Escritório do Québec em São Paulo, o Consulado Geral do Líbano e o Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro e conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França, da Aliança Francesa e do Lycée Molière. A mesma mostra será apresentada no Lycée Molière, junto a outros eventos da festa da Francofonia no Rio, no dia sábado 26 de março, das 10h00 às 16h00.

DIA 1 – Terça 22/03

Ter. 22/03 – 18h LA LANGUE EST DONC UNE HISTOIRE D’AMOUR de Andrés Livov – 1h30 (Canada)

A LÍNGUA É UMA HISTÓRIA DE AMOR de Andrés Livov

Os estudantes adultos da Sra. Loiseau são imigrantes recém-chegados: alguns deles são refugiados, a maioria deles aprendendo a ler e escrever pela primeira vez. Suas histórias de dor e esperança são uma lição comovente.

 

Ter. 22/03 – 20h LE MEILLEUR PAYS DU MONDE de Ky Nam Le Duc – 111 min (Québec)

O MELHOR PAÍS DO MUNDO 

Sob o domínio de um governo de extrema direita, uma província deve fechar suas fronteiras. Refugiados e imigrantes são duramente atingidos.

 

DIA 2 – Quinta 24/03

Qui. 24/03 – 18h SOUS LE CIEL D’ALICE de Chloé Mazlo (2021) – 90 min (Liban)

Sob o céu de Alice   

Nos anos 50, a jovem Alice deixa a Suíça para o ensolarado e exuberante Líbano. Lá, ela se apaixona por Joseph, um astrofísico que sonha em mandar os primeiros libaneses para o espaço. Alice rapidamente encontra seu lugar na família de Joseph. Mas depois de alguns anos de dolce vita, a guerra civil invade o paraíso deles.

 

Qui. 24/03 – 20h LES INTRANQUILLES de Joaquim Lafosse (2021) – 118 min (Belgique)

OS INTRANQUILOS 

Leïla, uma mãe, luta todos os dias para tentar salvar seu casamento com Damien, um marido bipolar. Eles se amam profundamente, mas os efeitos da doença os afetam duramente em sua vida diária. Ele tenta continuar a vida ao lado dela sabendo que talvez nunca seja capaz lhe proporcionar o que ela quer.

 

DIA 3 – Sexta 25/03

Sex. 25/03 – 18h LA MIF de Frédéric Baillif (2021) – 110min (Suisse)

LA MIF 

No coração de um lar adotivo, um grupo de meninas adolescentes vive com seus educadores. Como uma família, eles não se escolheram e vivem sob o mesmo teto. Um incidente revela todo um sistema retrógrado.

 

Sex. 25/03 – 20h PETIT PAYS de Eric Barbier – 2020 – 1h51 (France)

Meu pequeno país  

Nos anos 90, um menino vive no Burundi com seu pai, um empresário francês, sua mãe ruandesa e sua irmãzinha. Ele passa seu tempo brincando com seus colegas de classe até o início da guerra civil, pondo um fim à inocência de sua infância.

 

Vagas limitadas
As senhas de acesso serão distribuídas, por ordem de chegada, a partir de 17h no dia da sessão.

Detalhes

Início:
22 março
Final:
25 março

Local

Aliança Francesa de Botafogo
Rua Muniz Barreto, 730
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22251090 Brasil
+ Google Map

Calendário gerado por The Events Calendar

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar