Aliança Francesa e #MUSEUdeMEMES apresentam a #SeMeme – Semana dos Memes com diversas atividades culturais relacionadas ao universo de memes
A programação é gratuita no YouTube da Aliança Francesa Brasil e oferece ao público, uma Série de vídeos de memes populares com temáticas sociais, além de oficinas de Linguagem dos memes, organizadas por pesquisadores do projeto #MUSEUdeMEMES, da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro (UFF).
A Semana dos Memes ocorre ao longo do mês de novembro e faz parte do Novembre Numérique, projeto em parceria com a Embaixada da França e o Institut Français destinado à descoberta e a divulgação das mídias digitais e novas tecnologias ao redor de todo o mundo.
Programação do dia 10/11 – Dia 3
Memes e expressões, com Jeannot Nymouce
No terceiro vídeo, Jeannot Nymouce fala sobre expressões francesas populares na Internet. “Un cours de langue? Mer il et fou! Je suis pas venue ici pour souffrir ok? OSEF, Je préfère jouer à mon Morpeug OKLM!” Se você não entendeu nada destas frases, não se preocupem, a questão será rapidamente respondida no vídeo.
Memes, direita e LGBTQI+, com e Guilherme Popolin
Quando pensamos em memes e expressão, podemos compreender esses artefatos como peças mobilizadas para manifestar repúdio ou apoio à comunidade LGBTQIA+. Já pensou que os memes de internet podem contribuir para a construção de uma identidade ou, então, unir pessoas politicamente?
Guilherme Popolin é jornalista e doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UFF. É pesquisador associado ao Laboratório de Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB/UFF) e ao #MUSEUdeMEMES. Estuda os memes políticos de internet, a direita brasileira e a população LGBTQIA+, sob a perspectiva da comunicação política.