Quem Somos

A Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesas. Para isto, ela promove o ensino do idioma francês e oferece atividades culturais francófonas. Ela concede certificados específicos de proeficiência e conhecimento linguísticos. No Brasil, ela oferece também cursos de português para estrangeiros.

A rede da Aliança Francesa possúi escolas na França para estudantes estrangeiros e mais de 1.000 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 490.000 pessoas.

Cada centro possui autonomia, porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense - a Fondation Alliance française.

No Brasil, a Aliança Francesa está presente desde 1885 e é o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês.

Seu primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris.

Com os métodos pedagógicos e recursos técnicos mais avançados no ensino do francês, a rede brasileira conta com 39 centros e 6 centros parceiros, distribuídos por praticamente todo o país.

A Delegação Geral do Brasil, que coordena as atividades culturais e os programas de ensino no país, é situada no Rio de Janeiro e tem como responsável atual o Sr. Jean-Paul Lefèvre.

A Aliança Francesa do Rio de Janeiro, além de sede da Delegação Geral, exerce o papel de curso de idioma francês e centro cultural francófono, através de suas dez filiais no município do Rio de Janeiro.

Com uma moderna e completa estrutura, a Aliança Francesa do Rio de Janeiro propõe cursos para todas as idades e níveis, inclusive nas épocas de férias, com professores especializados e total apoio pedagógico.

Para os adultos, além do curso de francês, com diferentes cargas horárias e novas turmas a cada mês, há diversos cursos específicos.

Aulas particulares, para pessoas físicas e jurídicas, que desejam aprender o idioma francês ou português, também é um dos serviços oferecidos pela Aliança Francesa do Rio de Janeiro.

Por fim, única credenciada a realizar os exames para obtenção dos diplomas de proficiência linguística DELF e DALF, é também centro de aplicação de testes e exames internacionalmente reconhecidos.