Kittihawa Chandelier

Pela ocasião do Dia da Consciência Negra, a Aliança Francesa apresenta a exposição « Kitihawa chandelier » do fotógrafo francês Nicolas Henry. Projeto ainda em construção, « Kitihawa chandelier » é um conto em imagens sobre a história mundial da escravidão, que se passa entre a África, a América do Sul e os Estados Unidos.

A série celebra a força e a resiliência de mulheres e crianças diante das adversidades e destaca a importância de reconhecer a história uns dos outros. O projeto forneceu uma plataforma criativa onde os participantes puderam trocar idéias, enfrentar os desafios enfrentados por suas comunidades e expressar suas esperanças e idéias para o futuro.

Formado na École des Beaux Arts de Paris, Nicolas Henry é um fotógrafo francês premiado, conhecido por criar trabalhos participativos que revelam as histórias pessoais e coletivas de comunidades de todo o mundo.

Henry combina o envolvimento da comunidade e a expressão pessoal com a fotografia, a técnica de teatro, a iluminação cinematográfica e o suporte e cenografia feitos à mão. O resultado é uma série de contos fotográficos que obscurecem a linha entre ficção e realidade, todos atestando a importância de apreciar a diversidade cultural em nossa busca por uma sociedade justa e igualitária.


Fotografia acima:
"A liberdade adormecida estava longe de poder oferecer uma esperança verdadeira aos escravos e a sua opressão."

Inauguração pública com o artista: 21/11 às 19h

Data: de 21/11 a 29/02
Local: Galeria da Aliança Francesa - Rua Muniz Barreto, 746
Horário de visitação: De 2ª a 6ª, de 10h às 19h / Sáb, de 08h às 12h

Entrada Franca