Inauguração da primeira "sede verde" da Aliança Francesa

No dia 08/05, a Aliança Francesa do Rio de Janeiro inaugurou a primeira "sede verde" das Alianças Francesas do mundo, na Rua Muniz Barreto, 746, anexa à filial de Botafogo.

A inauguração da “Alliance Verte”, que recebeu certificação ambiental AQUA, teve a presença do Secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Wilson Risolia Rodrigues, do Presidente da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, Thierry Lange, e da Ministra francesa da Francofonia, Yamina Benguigui.

A construção do novo prédio levou um ano. O edifício é feito de concreto, aço, madeira e plástico do prédio demolido que antes ocupava o endereço. O piso é do tipo vinílico, feito com produtos recicláveis e o isolamento térmico é de lã de garrafa pet. Há, também, vidros duplos (para conforto acústico), além de um vidro externo que oferece proteção solar.

Para diminuir o uso de ar condicionado, o projeto preza pelo aproveitamento de ventilação natural, ao mesmo tempo em que tudo foi planejado para melhor aproveitamento de luz natural. A água da chuva também será reaproveitada para o encanamento dos banheiros, a partir dos telhados cobertos com plantas. O prédio ainda possui painéis fotovoltaicos com um sistema de iluminação de baixo consumo.

E, visando oferecer mais serviços a seu público, o prédio verde conta também com uma midiateca renovada e com a "Galeria Alliance Verte", inaugurada no dia 22/05 com a exposição fotográfica "Usina", que acolherá diversos eventos culturais.

“A Aliança Francesa no Brasil muito se orgulha por ter se dado nesse país, conhecido por tanta riqueza natural, a construção da primeira sede verde da nossa instituição”
- Yann Lorvo, Diretor Geral da Aliança Francesa do Brasil - de setembro de 2008 a agosto de 2013.