Journées Pédagogiques 2014

De 04 a 06/08, a Aliança Francesa realiza o "Journées Pédagogiques 2014", um evento de formação para os professores das Alianças Francesas do Rio de Janeiro e do Espirito Santo, convidando também professores dos colégios conveniados e universidades parceiras.

Para esta edição, as áreas de trabalho serão:

- Fonética: Como produzir e como corrigir.
- Atividades lúdicas: jogos em sala de aula.
- Colocação corporal: teatro no ensino do FLE.
- Colocação vocal: fonoaudiologia.

Conheça os formadores e os temas dos ateliês da formação:

Alain Alberganti
Doutor em Filosofia da Arte (Universidade Paris 8 - França). Alain tem mais de vinte anos de experiência profissional como professor de teatro, diretor e ator. Ele ensinou FLE por vários anos, o que lhe permitiu desenvolver um método único de aprendizado da língua francesa através de atuação teatral.
. Ateliê 1: "Colocação do corpo e da voz no espaço"
. Ateliê 2: "Usando o teatro como ferramenta para facilitar a assimilação da língua"

 

Haydee Silva
Professora titular na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México. Haydee ensina, entre outras coisas, a didática do francês como língua estrangeira. Ela tem um doutorado em teoria literária e vários diplomas em didática, tradução, interpretação e Ciência do Jogo. Membro do Sistema Nacional de Pesquisa do México, ela recebeu vários prêmios e honrarias. Autora de cerca de 70 artigos publicados e um livro, é coordenadora de duas obras coletivas e ela já animou aproximadamente 200 oficinas, focadas essencialmente nos jogos na sala de aula de línguas.
. Ateliê 1 - "Elaboração de material pedagógico para exploração em sala dos jogos de sociedade"
. Ateliê 2 - "Novas formas de jogo na aula de língua: jogos sérios, jogos úteis, aplicativos lúdico-linguísticos".

 

Silvina Nardi.
Professora de francês na Aliança Francesa de Buenos Aires, no Colégio Nacional de Buenos Aires e em escolas de ensino fundamental de médio em Buenos Aires.
Professora de Fonética no Instituto Superior de Formação de Professores "Dr. Joaquín V. González "(Buenos Aires)
Animadora de vários ateliês de fonética e de didática da oralidade (Jornadas Pedagógicas e aula de didática na Aliança Francesa de Buenos Aires, Aliança Francesa Curitiba - Fevereiro de 2013 – Estágio de Coordenadores da rede brasileira, AF Rio de Janeiro - Agosto de 2013)
Formadora no programa de formação contínua de professores de FLE, organizado pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França na Argentina (2011) Título da apresentação: "Didática da oralidade: Ensinar a pronúncia francesa."
. Ateliê 1 - “O sistema fonológico do francês”
. Ateliê 2 - “A fonética dentro de uma unidade didática”

 

Tatiana Barcellos
Fonoaudióloga clínica especializada em voz, e cantora, com experiência em Vocal Coaching no treinamento de cantores e no aprimoramento da comunicação através do Speech Coaching. Oferece cursos de oratória e atendimento personalizado para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades comunicativas. Organiza workshops, oficinas e palestras de técnicas vocais in company e no consultório que atua. Atende crianças e adultos com distúrbios de voz e fala.
Ateliê de práticas vocais: Aprimore e utilize o potencial da sua voz a seu favor. Cuidados que você precisa e merece.