Dica do mês do Espace de l'Apprenant

Presente em cada filial da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, o Espace de l’Apprenant apresenta todo mês um autor e um cantor francófono da atualidade. Este mês, o homenageado é o autor Gustave Flaubert.

Flaubert foi um importante escritor francês do século XIX. Nasceu na cidade de Rouen (França) em 12 de dezembro de 1821 e faleceu em Croisset (França) em 8 de maio de 1880.

É considerado um dos principais representantes do Realismo. Destacou-se por seus romances e contos. Sua principal obra foi o romance “Madame Bovary” de 1857.

- Nasceu numa família de classe média de antepassados católicos e protestantes.
- Demonstrou interesse por literatura e teatro desde os estudos no Colégio Real, durante sua juventude.
- Seguindo o desejo do pai foi estudar Direito na Universidade de Paris. Sem interesse pela área, começa a levar uma vida boêmia.
- Fez uma viagem ao oriente entre os anos de 1849 e 1852. Conheceu Jerusalém, Egito e Constantinopla.
- Em 1851 começou a escrever “Madame Bovary”, terminado somente em 1857, tornou-se sua grande obra literária. A obra causou um escândalo na sociedade europeia da época, em função da forma realista que abordou temas como adultério e suicídio.
- Em 1866 recebeu do governo francês a Ordem Nacional da Legião de Honra.
- Passou por dificuldades financeiras no final da vida. Morreu, provavelmente de Acidente Vascular Cerebral, em 8 de maio de 1880.

Confira as obras de Gustave Flaubert do Espace de l'Apprenant:

O destaque musical deste mês fica com o cantor Calogero.

Calogero nasceu em Grenoble no dia 30 de julho de 1971.
Quando adolescente formou um grupo musical com seus dois irmãos chamado “Les Charts”. O trio gravou 5 álbuns até 1997 e acabou ganhando disco de ouro com o álbum “Notre monde à nous” (1991)

O primeiro disco solo foi em 1999, “Au milieu des autres”. O cantor faz um grande sucesso na França com o seu segundo álbum, “Calogero”, vendendo mais de 1 milhão de cópias. A música “En apesanteur” torna-se número 1 nas rádios. Com o álbum “3”, Calogero foi consagrado o melhor cantor do ano no NRJ Music Awards.

Em 2014, lança seu sexto disco solo "Les Feux d’artifice" e seu último disco foi em 2015, "Calogero Live"

Confira o som de Calogero!