C’est la Rentrée! Jornadas pedagógicas 2016 na Aliança Francesa do Rio de Janeiro

Nos dias 3 e 4 de fevereiro, na filial Tijuca, aconteceram as primeiras Jornadas Pedagógicas do ano de 2016, destinadas a todos os professores das Alianças Francesas do Rio e com participação de professores das Alianças de Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, São Gonçalo e Viçosa.

Essas Jornadas tiveram como objetivo enriquecer os conhecimentos dos nossos professores e também de trazer novidades para aperfeiçoar o ensino em sala de aula.

Foram oferecidos seis ateliês que apresentaram um panorama diversificado das últimas novidades nas práticas pedagógicas a serem implementadas nas salas de aula da Aliança Francesa:

1) Formação Alter Ego+: No segundo semestre de 2015, as 40 Alianças Francesas do Brasil iniciaram uma nova parceria com a editora Hachette ao adotar o Livro Alter Ego+. Dentro dessa parceria, novas práticas com recursos digitais estão sendo implantadas.

A Hachette enviou, Paul Pouzergues, responsável do projeto multimídia em FLE no grupo da Sorbonne Universités para dar dois ateliês pedagógicos nessas jornadas. São eles:

- L’animation de classe avec les supports numériques
- Le Parcours digital et la classe virtuelle

2) Retorno de experiência: No mês de julho de 2015, dois professores da AF do Rio foram selecionados para realizar um estágio de aperfeiçoamento pedagógico na França. A fim de compartilhar essa experiência, cada bolsista preparou um ateliê:

- Le cinéma en salle de classe. Pourquoi et comment: ministrado pelo professor Daniel Leal da AF Rio.

- Démystifier le TNI/TBI: des conseils pour maîtriser l’essentiel: ministrado pela professora Carolina Oliveira da AF Rio.

3) Novidades na Aliança francesa em 2016: Le nouveau test de positionnement de l’Alliance française de Rio, ministrado pelas coordenadoras pedagógicas da AF Rio: Luana Pugliese e Laurence Rogy.

- Le journal de classe en ligne, ministrado pela coordenadora pedagógica Sophie de Barros e pelo responsável do Setor de Informática e também criador dessa plataforma, Alexandre Freitas.

Cento e dez professores participaram dessas jornadas e alguns ateliês tiveram que ser repetidos, pós-Carnaval, para satisfazer o interesse de todos. Agora sim! Todos os nossos professores estão prontos para a volta às aulas!