Plano de Profissionalização 2016 (PP16)

Na próxima sexta-feira vai começar a 4ª edição do Plano de Profissionalização dos professores da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, cujo objetivo principal é o aperfeiçoamento linguístico e didático. É destinado aos professores de francês que já trabalham na Aliança  Francesa e para futuros professores, em processo de seleção.

Os professores participantes receberão um acompanhamento específico com ateliês práticos, além de um programa de observações de aulas e conselhos pedagógicos para que a integração na equipe pedagógica da instituição se realize em boas condições. Para os professores que já fazem parte da Aliança há algum tempo, essa formação será a ocasião de rever os fundamentos da didática e conhecer novas práticas de aula.

O PP16 possui três eixos de trabalho:
-Didatica: permite a mobilização dos mecanismos do ensino/aprendizagem.
-Cultura francófona: oferece aos professores uma visão da atualidade artística e cultural na França e no mundo francófono.
-Metodologia e aperfeiçoamento linguístico: possui duplo objetivo: a partir de documentos do DELF B2, se preparar, de um ponto de vista metodológico e trabalhar conteúdos linguísticos presentes na prova.

Um total de 30 horas de formação durante todo o primeiro semestre de 2016.
Essa formação faz parte da Démarche Qualité instaurada pela Fundação Alliance française a fim de responder aos critérios de excelência.