Semana da Francofonia 2016

 

 

A França comemora a Francofonia no Rio de Janeiro com uma programação para todos os gostos e idades entre os dias 14 e 23 de março. A Aliança Francesa estará presente, bien sûr!

Atividades em francês, filmes, animações, leituras, conferências e shows vão celebrar a língua francesa com o apoio da Organização Internacional da Francofonia e dos consulados de países francófonos do Rio.

O dia 17 será um dos dias mais concorridos na agenda da Francofonia no Rio:

- Quintal da Francofonia

O Consulado da França no Rio instalará o Quintal da Francofonia na Praça Itália, de 12h às 18hs (na esquina da Av. Beira Mar e da Antonio Carlos). O evento ao ar livre contará com 8 barracas de comidas dos países francófonos, e várias animações gratuitas ocorrerão ao longo do dia: concerto de músicas francófonas, leituras em francês e em português, animações em torno da língua francesa, etc. Além disso, uma artista francesa fará uma exposição de suas aquarelas.

A Aliança Francesa estará presente na Praça Itália com atividades gratuitas em francês para todas as idades das 12h às 15h. Haverá sorteio de bolsas de estudo de 50% de desconto durante um semestre, sorteio de ingressos para o show do grupo francês Robi e para o show de Manu Dibango.

- Show de Manu Dibango, saxofonista e maestro no Teatro da Maison de France, às 21h

O show gratuito do famoso saxofonista camaronês acontece às 21h. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria da Maison de France até às 20h. Sujeito à lotação.

Eventos na Casa da Europa:

- Exibição do documentário sobre o saxofonista Manu Dibango, nomeado Grande Testemunha da Francofonia nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016 (para estudantes, no Espaço Cultural da Maison de France, às 10h30, vagas limitadas: inscrição obrigatória);

- Concurso de teatro e música entre os alunos das escolas do Rio (para estudantes, no Cinemaison, 10h e 14h, vagas limitadas: inscrição obrigatória);

- Conferência do Professor Philippe Urfalino, autor do livro L’invention de la politique culturelle (A invenção da política cultural), Edição SESC, em parceria com o ciclo o Ato Criador no Espaço Cultural da Maison de France, às 17h30;

- Cerimônia oficial de entrega de livros da Biblioteca Nacional e leitura de trechos em português pelo autor brasileiro Alberto Mussa no Espaço Cultural da Maison de France, às 19h00;

Eventos realizados na Aliança Francesa:

A Aliança Francesa ainda marcará sua presença com uma leitura de textos francófonos (AF Tijuca, 16 de março, às 19h30), uma primavera dos poetas (AF Niterói, 19 de março, na parte da manhã), na Mostra de Filmes Francófonos (exibição de filmes de 16 a 19/03 no auditório da AF de Botafogo) e realizando o show do grupo pop francês Robi (Oi Futuro Ipanema, 20 de março, às 20h).