Conexão África na Aliança Francesa

Dia 26/04, das 19h15 às 21h15, ocorrerá a 1ª palestra do ciclo “Conexão África na Aliança Francesa”, uma viagem através da musica africana, de sua diversidade e de sua riqueza. A oficina será ministrada por Stephanie Malherbe, desenvolvedora do projeto “Conexão África”, que conta com um blog e um programa de rádio. Esta 1ª palestra será gratuita e terá como tema: Sans l ́Afrique, le Brésil n ́existerait pas (Sem a África, o Brasil não existiria).

A oficina tem por objetivo contribuir para um maior conhecimento do continente africano, suas culturas, seus povos e seus países, cuja presença e protagonismo na construção do Brasil é tão importante quanto pouco conhecido e até mesmo ocultado. Afinal, como diz a cantora beninense Angelique Kidjo e o historiador Alberto da Costa e Silva, “sem a Africa não existiria o Brasil”.

A África é um continente, com 54 países e uma profusão de línguas e culturas. O Ciclo Conexão África propõe como porta de entrada no continente as músicas contemporâneas e as culturas da diversidade africana.
A partir destas manifestações, vamos falar de um continente em marcha, que se insere na contemporaneidade da circulação de pessoas e culturas numa escala global.

Mas também de um continente com História, com suas muitas histórias e realizações, visando primeiramente superar a imagem de uma África miserável, violenta, anacrônica, sem História e que seria incapaz de construir seu futuro.  

Por outro lado, valorizar o fundamental aporte africano à formação da nação brasileira, difundir uma imagem positiva do continente e seus habitantes, para além dos estereótipos e preconceitos, é também colaborar para que os brasileiros compreendam a África que existe em cada um de si.

A oficina pretende abordar também, sem preconceitos, para além das imagens negativas, sensacionalistas e catastróficas que a mídia habitualmente difunde, as grandes problemáticas contemporâneas do continente africano.
 
 “Há muitos problemas que vem dessa vontade de ocultar a África, enquanto ela está aqui;  sem a África não existiria o Brasil, sem os escravos africanos que aqui chegaram não existiria este Brasil.” (Angélique Kidjo)

Oficina em português e francês

Horário: 3ª, das 19h15 às 21h15
Mensalidade: R$290,00 (aulas de maio a julho)
Local: Aliança Francesa de Botafogo
Endereço: Rua Muniz Barreto, 730

Consulte o programa previsto