Concours M’imaginez!

O concurso cultural anual da AF Rio está de volta!
O concours M’imaginez  terá como tema as expressions imagées francófonas, expressões idiomáticas cujo significado é diferente do sentido literal da frase.

Por exemplo, em português dizemos que uma pessoa “deu um bolo” em alguém, ou seja, não compareceu, se omitiu ou faltou algum compromisso. Na cultura francófona existem diversas expressões desse tipo.

Dessa vez, as turmas deverão enviar uma foto, vídeo ou GIF representando uma expression imagée juntamente com uma frase de autoria da turma explicando a expressão escolhida. As mídias serão postadas no Facebook da Aliança Francesa Rio de Janeiro para serem curtidas.

A turma com a mídia mais curtida ganha um jantar exclusivo no restaurante Espírito Santa, localizado no circuito gastronômico de Santa Teresa, em um belo casarão de 1875. O restaurante conta com receitas sofisticadas e bem brasileiras da culinária contemporânea, onde os alunos poderão degustar de sabores das raízes do país com a classe francesa.

Assim como no último concurso, criatividade e animação são o segredo do sucesso das turmas mais curtidas!

Fique ligado!

Durante todo o período do concurso serão realizadas diversas promoções valendo premiações da Livraria Francesa, da Sala Cecília Meirelles e do Circuito Estação NET de Cinema!

As turmas têm total liberdade para pesquisar expressions imagées de sua preferência. Abaixo, tomamos a liberdade de apresentar alguns exemplos de diferentes países para inspirar vocês:

França:
1.    Tomber dans les pommes
2.    Tourner autor du pot
3.    Mettre les pieds dans le plat
4.    Poser un lapin
5.    Jeter l’argent par les fenêtres
6.    Avoir un poil dans la main
7.    Raconter des salades
8.    Avoir la banane

Québec:
9.    Prendre une brosse
10.    Avoir les mains plein de pouces
11.    Etre assis sur son steak

Belgique:
12.    Jouer avec les pieds de quelqu’un
13.    Etre bleu de quelqu’un

République Démocratique du Congo:
14.    Avoir de longs bras
15.    Avoir un cœur de poule

Niger:
16.    Avoir une grande bouche