Dicas para as provas do DELF e do DALF

Os exames DELF e DALF se aproximam! Você está preparado?
Confira as 10 dicas de como mandar bem na prova de proficiência de francês!

1.    Chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário marcado na sua convocação, evitando assim o estresse. Caso você more longe, planeje seu trajeto. Atenção: atrasos não serão permitidos nos dias da prova.

2.    Para as provas coletivas, não se esqueça de trazer uma caneta preta ou azul. As anotações escritas a lápis não serão corrigidas.

3.    Organize bem o seu tempo de prova. Antes de iniciá-la, leia todas as instruções com atenção.

4.    Para as provas de compreensão escrita e compreensão oral, leia com atenção as perguntas antes de respondê-las. Estas podem te ajudar a entender o contexto geral e também a encontrar elementos importantes para o entendimento.

5.    Na produção escrita, gerencie seu tempo. Primeiro analise com atenção as instruções para não fugir da temática e também para conseguir responder todas as questões.

6.    A partir do nível B2, treine em casa monólogos de até 5 minutos de duração e procure organizar seus pensamentos no tempo exigido na prova. A produção oral pode ser um momento estressante. Pense em trazer água e respire fundo antes de entrar na sala. Mantenha a calma e concentre-se.

7.    Respeite o contexto formal da prova: conjugue os verbos no “vous” e cumprimente seu avaliador (a) com “Bonjour monsieur/madame”. 

8.    Fique sempre ligado nas atualidades do mundo francês e francófono: acompanhe com frequência os sites da RFI, France Inter, Le Monde, etc.

9.    Consulte os modelos de prova correspondentes ao seu nível no site do CIEP: http://www.ciep.fr/delf-dalf

10.    Não se esqueça de levar no dia das provas oral e escrita um documento de identificação com foto e a convocação retirada na secretaria da filial em que você fez a inscrição.

Bonne chance! ;)