"Bonheur": obras para compreender o termo

"Le bonheur". Existem palavras que são ícones de uma língua e "bonheur", sem dúvida, é uma palavra especial da língua francesa. Ela expressa um estado de satisfação completa, estável e duradouro.

O vocábulo não deve ser usado para retratar uma alegria intensa ou um prazer efêmero. É mais que isso, ela representa um verdadeiro estado de espírito, como na definição em francês:

“Le bonheur est un état durable de plénitude, de satisfaction ou de sérénité, état agréable et équilibré de l'esprit et du corps, d'où la souffrance, le stress, l'inquiétude et le trouble sont absents. Le bonheur n'est pas seulement un état passager de plaisir, de joie, il représente un état d'équilibre qui dure dans le temps.”

Pensando nisso preparamos uma seleção de obras imperdíveis com o tema:

 

 - Livro: Cinq, Six Bonheurs, de Jean-Marc Mathis

Um livro sensível e inspirador, em « Cinq, Six Bonheurs », Theophilus precisa fazer uma redação de férias sobre a felicidade. O menino pergunta, então, para todos os seus familiares sobre o que é a tal felicidade, mas todos têm sua própria versão. E para  Theophilus,  o que é a felicidade?

Nível A1. Disponível nas filiais Botafogo, Copacabana, Freguesia, Ipanema e Norte Shopping.

- Livro: Au Bonheur des Dames, de Émile Zola

Neste romance de amor e aventuras, Zola descreve como uma fotografia a efervescente Paris de meados do século XIX. É a cidade das luzes, no século das luzes, em todo o seu esplendor, mas também em sua miséria.
Essa visão do desejo como mola propulsora da sociedade moderna está no centro de um dos romances mais fascinantes do século 19, o primeiro a colocar o consumo no primeiro plano narrativo. Publicado em livro em 1883, descreve o surgimento da primeira loja de departamento da história e que dá nome ao livro - inspirada livremente no "Au Bon Marché", que existe até hoje na Rua de Sèvres, em Paris. Entre frufrus dos vestidos das madames e a algazarra de um mercado persa, "O Paraíso das Damas" cria um universo novo de tecidos, cores, texturas vindos de toda parte do mundo, criados e desfeitos ao sabor do capricho de cada estação.

Nível B1. Disponível nas filiais Barra, Centro, Copacabana, Ipanema, Norte Shopping e Tijuca.

- Livro: En cas de bonheur, de David Foenkinos

O que fazer quando um casal não consegue suportar a lembrança dos dias felizes do início do relacionamento e contrapô-la com a entediante rotina de um casamento que já dura 8 anos? O novo livro do jovem e prestigiado autor francês David Foenkinos, acompanha o irresistível fascínio de um casal por uma arrebatadora história de amor. Ao sair em busca de aventuras extraconjugais, Jean-Jacques e Claire se deparam com um turbilhão de emoções que acabará levando-os de volta na direção um do outro, mesmo que não se deem conta disso inicialmente. Como nos filmes de François Truffaut, o romance de David Foenkinos tece uma delicada trama de relações amorosas em tom de comédia sentimental.

Nível B2. Disponível nas filiais Barra, Botafogo, Centro, Ipanema e Norte Shopping.

- BD: Quelques jours d'été, un îlot de bonheur, de Christophe Chabouté

Duas histórias ternas e sensíveis, cheias de um humanismo profundo e pontuadas por olhares e silêncios. Uma ilha de felicidade. O encontro de uma criança e um desabrigado. A criança às portas da adolescência, o homem que arrasta suas lembranças. Uma amizade furtiva. Dois personagens feridos pela vida que procuram em um parque, uma das ilhas de felicidade que poucos conseguem entender.

Nível A1. Disponível nas filiais Barra, Botafogo, Centro, Ipanema e Tijuca.

- DVD: Le Bonheur est dans le Pré, de Etienne Chatiliez

O pequeno empresário Francis (interpretado por Michel Serrault) está enfrentando sérios problemas em sua fábrica: não tem verba e os funcionários estão em greve. Pior é que quando chega em casa, não encontra consolo na mulher e na filha, que são frias e arrogantes. Um dia a família está vendo TV e escutam o caso de uma senhora e suas duas filhas que estão em busca de seu marido. Essa senhora é Dolores, vivida por Carmen Maura, uma fazendeira produtora de foie gras, extremamente simples. Quando mostram uma foto antiga do marido desaparecido de Dolores, Francis tem uma baita surpresa… o homem na foto é idêntico a ele. Decidido a evitar os problemas do dia-a-dia e se livrar da esposa e da filha, Francis assume a identidade do esposo de Dolores.

Áudio em francês com legendas em francês. Disponível nas filiais Barra, Botafogo, Centro, Copacabana, Freguesia, Ipanema, Norte Shopping, Recreio e Tijuca.

- Playliste du bonheur: uma pequena lista de reprodução com músicas sobre "le bonheur": https://goo.gl/wGVh8M

Não se esqueça! Caso você queira pegar emprestado alguma obra que não esteja disponível na sua filial ou queira recomendações de livros e filmes, pas de problème! Entre em contato com a Elis no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .