Dica do mês do Espace de l'Apprenant

Presente em cada filial da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, o Espace de l’Apprenant apresenta todo mês um autor e um cantor francófono da atualidade. Este mês, a homenageada é a autora Anna Gavalda.

Anna Gavalda nasceu em 9 de dezembro de 1970 em Boulogne Billancourt. Novelista e romancista, ela se torna uma celebridade no mundo da literatura francesa. A aventura literária começa realmente no ano de 1992, ano em que seu livro “La plus belle lettre d’amour” ganha Le prix du Livre Inter. Em 1999 o livro “Je voudrais que quelqu’un m’attende quelque part”, uma coletânea de contos, é publicado e em 2000 recebe o premio “le Grand Prix RTL-Lire”. Obra de grande sucesso, o livro vendeu mais 200 mil exemplares na França e foi traduzido em 27 países.

Em 2002 ela publica seu primeiro romance: "Je l’aimais", adaptado para o cinema por Zabou Breitman em 2009. E em 2004 seu grande sucesso; "Ensemble, c’est tout" que também foi adaptado para o cinema por Claude Berri.
Na primavera de 2008, sua editora anuncia a publicação de um novo romance, muito esperado pelo público devido ao grande sucesso de suas obras anteriores, "La consolante".
Em 2013 ela publica "Billie" em 2014, "La vie en Mieux". Os dois livros foram publicados em 2015 reunidos sob o titulo "Des vies en mieux".
Hoje, divorciada e com dois filhos, Anna Gavalda vive em Melun, onde é bibliotecária em meio período na faculdade. Ela também é um colunista da revista Elle.

Confira as obras de Anna Gavalda do Espace de l'Apprenant:

Gostaria de solicitar um empréstimo?

Veja se está disponível na sua filial aqui. Caso não esteja, é só enviar um e-mail para a Elis (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) pedindo que levamos até a sua filial :)

O destaque musical deste mês fica com o cantor Lilian Renaud.

Lilian Renaud nasceu em 1991 na pequena cidade de Mamirolle Doubs. Ele começa a cantar aos 10 anos e aos 15 anos começa praticar guitarra com seu irmão. Em 2011, ele obtem um BTS (Brevet de technicien supérieur – en France) em indústria de laticínios e inicia a sua atividade na produção de queijos em Franche-Conté.

Paralela a essa profissão, Lilian começa a fazer pequenas apresentações em sua região, mas em 2014 ele decide dedicar-se somente a música, e matricula-se na Academia de Música Internacional em Nancy. Incentivado a se inscrever no programa The Voice, la plus belle voix, Lilian passa na audição às cegas e integra a equipe de Zazie e se torna o ganhador da 4 temporada do programa.

Em 2015, Lilian Renaud é nomeado pela NRJ Music Awards na categoria da revelação francófona do ano e em 13 de novembro 2015 é lançado seu primeiro album “Les bruits de l’aube”. Dois meses e meio após o lançamento, o álbum foi disco de platina. O single “Savoir dire merci”, que fará parte de seu próximo álbum, foi lançado neste mês de setembro de 2016. O segundo álbum, ainda sem título, já tem data de lançamento fixada: 4 novembro 2016.

Confira o som de Lilian Renaud!