Top 8 da midiateca: livros e filmes mais emprestados de 2016

Se você quer uma dica de leitura ou de filme para aproveitar o fim do recesso, está no lugar certo! A midiateca listou os livros e DVDs mais emprestados de 2016 e você pode conferir na lista abaixo:

Filmes:

 

1. Les femmes du 6e étage - comédie

Paris, anos 60. Jean-Louis Joubert (Fabrice Luchini) é um corretor da bolsa que leva uma vida tranquila ao lado da esposa, Suzanne (Sandrine Kiberlain). A vida do casal é alterada quando sua empregada domestica, que trabalha com eles há 20 anos, pede as contas. Em seu lugar é contratada a espanhola Maria Gonzalez (Natalie Verbeke), que passa a morar com a tia e outras conterrâneas no sexto andar do prédio, onde ficam os alojamentos dos empregados. Impulsionado pela simpatia da nova contratada, Jean-Louis se aproxima de Maria e suas colegas, descobrindo um universo até então desconhecido para ele.

2. Amor – Drama – com legendas em português

Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.

3. Potiche – esposa troféu – Comédie – com legendas em portugues

1977. Suzanne Pujol (Catherine Deneuve) é a esposa submissa de Robert (Fabrice Luchini), um rico industrial. Ele é dono de uma fábrica de guarda chuvas e a comanda com mão de ferro, sendo também autoritário e rigoroso com a esposa e os filhos. Quando uma greve e o sequestro de Robert atingem a família, é Suzanne quem resolve assumir a dianteira para comandar a fábrica. Para surpresa de todos, ela demonstra ter uma liderança nata.

4. Bienvenue chez le ch’tis - Comédie

Salon-de-Provence, ao sul da França. Philippe Abrams (Kad Merad) dirige uma agência dos correios e é casado com Julie (Zoé Félix), que sempre está depressiva. Para agradá-la, ele elabora uma fraude de forma que possa ser transferido para a Côte d'Azur, a Riviera francesa. Entretanto Philippe é desmascarado, sendo transferido para Bergues, uma pequena cidade do norte. Isto é uma verdadeira tragédia para os Abrams, que consideram que o norte da França é uma região gelada cujos habitantes falam um dialeto incompreensível. Sem opção, Philippe embarca sozinha para Bergues e logo percebe que o local não é tão ruim assim.

Livros :

1. Le petit prince – Antoine Saint-Exupery – Niveau A2 – Genre : Literatura infantil/ ficção (texte integral)

O Pequeno Príncipe - Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia.

2. L’heure du crime – Dominique Renauld – niveau A1 – Genre : Polar (policial)/ lecture facile

O inspetor Simoni tira alguns dias de folga em La Rochelle. Ele quer visitar a cidade, esquecer Paris e não pensar mais em seu trabalho. Mas quando se é um agente da polícia, sua profissão o persegue até em suas férias. Recém-chegados, Simoni acaba testemunhando um assassinato. Curioso, o inspector tenta entender. Que se dane as férias! Ele vai esperar mais alguns dias. Acompanhado pelo Comissário Broussac, encarregado do caso, a investigação começa.

3. Louis XIV – Brigitte Labbé - niveau A2 – Genre : Documentaires/Biographie

Brigitte Labbé e Michel Puech, autores de "Goûters philo" lançaram uma nova coleção de documentários pela editora Milan Jeneusse "de vida em vida" que introduz às crianças a partir de dez anos, o retrato de um homem ou mulher que marcou história ou ajudou a mudar o mundo. Nesse livro temos Louis XIV.
Louis XIV, o "Rei Sol", é provavelmente o mais "famoso" dos reis da França hoje. Construtor de Versalhes, ele exerceu um reinado excepcionalmente longo e impôs o poder militar da França na Europa e nas colonias .O reinado oficial de Louis XIV começa com a morte de seu pai, Louis XIII em 14 de maio de 1643. Mas é sua mãe, Ana de Áustria, que ainda lidera o reino da França. Ele subiu ao trono em 1654 e sete anos depois, com a morte do Cardeal Mazarin, o primeiro-ministro, Luís XIV anuncia que vai governar o país sozinho. O poder do rei floresceu na década de 1680: vitórias militares, a expansão do território (o sol nunca se punha no seu império), a influência artística e cultural. Mas a sua forma de governo é logo acompanhada pela intolerância renovada em direção protestantes. Esta é a revogação do Édito de Nantes. Derrotas, fome e poder real, menos ouvir as pessoas escurecer as duas últimas décadas do seu reinado. Louis XIV morreu em 01 de setembro de 1715 em Versalhes.

4. Les trois mousquetaires – Alexandre Dumas - niveau A1 – Lecture facile

D'Artagnan deixa sua terra natal para tentar a sorte em Paris. Seu sonho é se tornar um mosqueteiro do rei. Ele logo se tornou o amigo inseparável dos mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis, com quem vai viver aventuras inesquecíveis.