Sélection du Mois

Todo segundo domingo de maio é dedicado às mamães, assim como na Bélgica, Canada, Suiça e em tantos outros países. Mas na França, em Mônaco e em muitos países da África francófona essa data é celebrada no último domingo de maio, exceto quando coincide com o Pentecostes, nesse caso o dia das Mães é festejado no primeiro domingo de junho.
Para celebrar essa data especial, seja ela celebrada no início ou no fim de maio, fizemos uma super seleção esse mês!

Confira!

Livro "Sur Ma mère", de Tahar Ben Jelloum (Nível B1) – Disponível na médiathèque

A memória falha de minha mãe a mergulhou, durante os últimos meses de sua vida, na sua infância. De repente, se tornando novamente uma menina, e depois uma jovem recém-casada, ela se pôs a falar comigo, a fazer confidências convocando os mortos e os vivos. O amor filial, forte e passional, é frequetemente revestido de pudor e silencios. Contando seu passado, minha mãe se libertou de uma vida onde ela foi raramente feliz. Durante dias inteiros, eu a ouvi, segui suas incoerências, sofri e ao mesmo tempo eu a descobri. “Sur ma mère” foi escrito a partir de fragmentos de lembranças que ela entregou. Elas me permitiram reconstituir sua vida na velha Almedina de Fez dos anos trinta e quarenta, imaginar seus momentos de alegria, adivinhar suas frustrações. Por vezes, eu inventei suas emoções e eu tive de ler ou mais precisamente traduzir seus silêncios. “Sur ma mère” é um verdadeiro romance, pois ele é o relato de uma vida da qual eu nada conhecia, ou quase.

livro nível b2

BD "Les mères", de Claire Bretécher - Disponível na Culturethèque

Para alguns, sobretudo os homens, curiosamente a maternidade marca o apogeu da vida de uma mulher, um momento de graça, de alegria indizível que mergulha cada mãe em um amar de felicidade. Em 64 páginas hilariantes, Claire Bretécher nos faz descobrir o outro lado da gravidez, todas as dificuldades e ansiedades que geralmente são escondidas destes pequenos seres frágeis que são as crianças e principalmente os maridos. Um presente ideal para o dia das Mães.

filme nível b2

DVD "Comment ma mère accoucha de moi durant sa ménopause", de Sébastien Rose

Jean-Charles vive um drama contemporâneo: ser um homem em um mundo de mulheres. Quando se vive com uma mãe em plena menopausa, que pratica a arte da guerra no trabalho e em casa, e uma irmã que divide tudo, realmente tudo com sua mãe, não é tão simples. Acrescente a isso, um furacão chamado Cassandra por quem ele se apaixonará, uma psicanalista por quem ele é apaixonado e Rasoir um homem que se infiltra na vida de sua mãe e de sua irmã, e você terá reunido todos os ingredientes de um drama que finalmente fará vocês rirem muito.

   
livro nível a1

CD Chansons – “Bonne fête maman” de Rémi, Gerard Dalton, Ateliers chansons d’Auxerre - Disponível na Culturethèque

Cd com 9 cantigas dedicadas às mamães.