CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Em 2011, o CampusFrance (agência oficial de informação e orientação sobre estudos na França), a CAPES (instituição de fomento do Ministério da Educação - MEC) e o CNPq (instituição de fomento dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI) assinaram a adesão da França ao Programa, firmando um acordo pelo qual a França disponibiliza 10.000 vagas a estudantes brasileiros em suas instituições de ensino superior até 2015.

O último edital, para Graduação Sanduíche, atendeu áreas como Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Computação, Tecnologia da Informação, Biotecnologia, entre outras. Saiba mais.

Além dos editais de bolsas para "Graduação Sanduíche", "Doutorado Sanduíche", "Doutorado Pleno" e "Pós-doutorado", o Programa Ciência sem Fronteiras abrange os três programas de bolsas bilaterais da CAPES, que fomentam projetos conjuntos de pesquisa entre universidades brasileiras e francesas:


- CAPES-Brafitec: intercâmbio durante a graduação nas especialidades das engenharias.

- CAPES-Brafagri: intercâmbio durante a graduação nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária.

- CAPES-COFECUB: aperfeiçoamento de doutorandos e docentes brasileiros na França.

Mais informações:

No site do Programa Ciência sem Fronteiras

No site do Campus France