#resolução2018 - Ler mais livros

2017 passou voando e quando você se deu conta não tinha lido nem metade dos livros que planejou? Se ler mais livros está entre suas resoluções para o ano que vem, esse post é para você!

Trouxemos uma lista de alguns livros franceses para ler em 2018. Bonne lecture !

1- Le petit prince – Antoine Saint-Exupery 

O Pequeno Príncipe - Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia.

2- L’heure du crime – Dominique Renauld 

O inspetor Simoni tira alguns dias de folga em La Rochelle. Ele quer visitar a cidade, esquecer Paris e não pensar mais em seu trabalho. Mas quando se é um agente da polícia, sua profissão o persegue até em suas férias. Recém-chegados, Simoni acaba testemunhando um assassinato. Curioso, o inspetor tenta entender. Que se dane as férias! Ele vai esperar mais alguns dias. Acompanhado pelo Comissário Broussac, encarregado do caso, a investigação começa.

3- U4 - Yves Grevet, Florence Hinckel, Vincent Villeminot e Carole Trébor

Tudo começa em novembro na Europa. Já faz dez dias que uma epidemia mortal se espalha e vem dizimando a população. Os mortos são milhões... E apenas adolescentes entre 15 e 18 parecem sobreviver (e alguns raros e ricos adultos). Diferentes grupos se organizam. Gangues dominam as cidades. Os militares criam campos de sobreviventes e impõe leis cada vez mais totalitárias. Alguns resistem e decidem lutar pela sua liberdade.

Nesse cenário caótico, os nossos quatro personagens tentam sobreviver. Koridwen (da Bretanha), Yannis (de Marseille), Jules (de Paris) e Stéphane (de Lyon). Unidos pela mesma paixão: o vídeo game online Warriors of Time (Guerreiros do Tempo), todos eles recebem uma mensagem estranha do misterioso Khronos, um mestre do jogo, que lhes diz que talvez haja uma forma de evitar a catástrofe biológica e para isso eles devem ir para Paris, dia 24 de Dezembro.
Por diferentes razões, cada um deles decide ir até o ponto de encontro...

Publicados todos no mesmo dia, esta história escrita a quatro mãos, é um sucesso na França. Ação, amizade, suspense, romance... Esta saga agradara e muito aos amantes de uma boa ficção.

4- Les trois mousquetaires – Alexandre Dumas 

D'Artagnan deixa sua terra natal para tentar a sorte em Paris. Seu sonho é se tornar um mosqueteiro do rei. Ele logo se tornou o amigo inseparável dos mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis, com quem vai viver aventuras inesquecíveis.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Já leu algum livro da lista? Já pensou em ler o original, em francês?
Alunos da Aliança Francesa têm acesso a esses e muitos outros livros em nossa Midiateca e pela Culturethèque.

Não importa qual é a sua resolução para 2018, a Aliança Francesa te ajuda a realizar!

Inscreva-se em dezembro com desconto mínimo de 21% na 1ª parcela e, caso traga um amigo, acumule 20% de desconto na primeira mensalidade, assim, você e ele poderão ler e debater, em francês, sobre esses e muitos outros livros!