Portrait de chanteur: Louane

Louane (ou Louane Emera), cujo verdadeiro nome é Anne Peichert, nasceu em 26 de novembro de 1996 em Hénin-Beaumont, França, é uma cantora, musicista e atriz francesa. Seu nome artístico Louane é uma contração de seu nome (Anne) e o de uma de suas irmãs (Louise).
Em 2009, aos doze anos, ela participou da segunda temporada do programa L'École des stars, no canal Direct 8. Quatro anos depois, em 2013, ela se candidatou para a segunda temporada do programa The Voice, la plus belle voix, no canal TF1, aonde ela chega à semifinal, orientada pelo técnico e também cantor Louis Bertignac.
Durante seu percurso, ela perde seu pai, Jean-Pierre, que falece antes do programa The Voice ir ao ar; no ano seguinte (2014), perde também sua mãe, que a havia inscrito no programa (a faixa Maman, de seu primeiro álbum, é dedicada a ela).
Ao participar do The Voice, Louane chama a atenção do diretor Éric Lartigau, que lhe confia o papel principal em seu filme A Família Bélier, que estreou em 2014: ela interpreta Paula Bélier, uma adolescente de 16 anos, que é a única pessoa da família que não é surda. No início de 2015, seu papel de Paula lhe rende dois prêmios: o prix Lumières (meilleur espoir féminin) e o César (meilleur espoir féminin).
Ao mesmo tempo, ela elabora seu primeiro álbum, Chambre 12, lançado em 2 de março de 2015. Ele figura como o número 1 de vendas de álbuns na França durante 12 semanas não consecutivas, obtendo o prêmio de álbum revelação do ano em 2016. Seu segundo álbum, Louane, foi lançado em novembro de 2017.

Escute as canções de Louane:

Trecho da música
« On était beau »

« Tu sais j'étouffe je pense à toi
Quand je découche je pense à toi
Je perds mon souffle je pense à toi
Au bord du gouffre
Encore un soir je pense à toi
J'ai le cafard je pense à toi
Dans le brouillard je pense à toi
Je peux pas y croire »

 Também disponível na Midiateca: