Livros, câmera, ação - Delphine de Vigan

Livro, câmera, ação deste mês traz novidade fresquinha diretamente das telonas do cinema! 

D’après une histoire vraie é um romance com traços marcantes de thriller psicológico escrito pela francesa Delphine de Vigan. Lançado em 2015 na França, o livro trata do encontro de uma escritora com sua fã número 1 durante o lançamento de seu mais recente trabalho.

A partir deste momento, a escritora e sua fã começam a desenvolver uma relação de cumplicidade quando Elle, sua fã, passa a ajudá-la a superar um bloqueio criativo. O resultado desta aproximação, no entanto, começa a mostrar alguns traços perturbadores conforme a convivência se acentua.

Grande sucesso de crítica e público, “D’après une histoire vraie” rendeu à de Vigan o Prix Renaudot (2015) e o Prix Goncourt des Lycéens (2015). Aqui no Brasil recebeu tradução de Carolina Selvatici e foi lançado pela Editora Intrínseca em 2016.

Desde meados de abril de 2018, o público brasileiro foi agraciado com a chegada do longa-metragem homônimo dirigido por Roman Polanski, diretor francês conhecido por explorar a fundo o lado psicológico de seus personagens (como nos filmes O Pianista e O Bebê de Rosemary). Lançado na França ano passado, o filme (como era de se esperar) teve ótima recepção e foi o escolhido para encerrar a seleção oficial extracompetição do Festival de Cannes de 2017.

Você pode assistir o trailer legendado abaixo e conferir o filme nos cinemas. Vale lembrar que o livro D’après une histoire vraie é nível B2 e está disponível para empréstimo na midiateca de Botafogo e na bibliothèque de l’apprenant da Filial Freguesia. Caso você não estude em nenhum destes locais, você pode solicitar o empréstimo enviando um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. que encaminharemos o livro para sua filial!

Confira o trailer:

Sinopse - Filme
Durante o lançamento de seu mais novo livro, a autora Delphine (Emmanuelle Seigner) conhece Elle (Eva Green), uma de suas fãs, que lhe pede para autografar seu exemplar. Elle também é escritora, trabalhando como ghost writer em biografias de celebridades. Aos poucos as duas se aproximam, com Elle se tornando cada vez mais presente na vida da autora. Por mais que às vezes se sinta incomodada com a onipresença da nova amiga, Delphine permite a aproximação devido à sua fragilidade emocional, o que logo se revela um erro.
(Fonte: AdoroCinema)