Livros, câmera, ação - Zazie dans le métro

Nossa seção “Livros, câmera, ação” deste mês traz um clássico francês diretamente do fim da década de 1950! 

 Zazie dans le métro é um romance que narra as andanças da desbocada Zazie por Paris. Vinda do interior, Zazie chega à capital para passar alguns dias, sob os cuidados do tio Gabriel, com duas obsessões na cabeça - andar de metrô e usar uma calça jeans pela primeira vez. Mas uma greve dos transportes coletivos pode a impedir de realizar seu sonho. Além disso, para ganhar a tão aguardada calça jeans, ela se vê às voltas com um sujeito não muito confiável, que faz às vezes de policial, mas pode muito bem se mostrar um pervertido.

Foi com a publicação deste romance em 1959 que Raymond Queneau ganhou reconhecimento e destaque enquanto autor na França. Sua subsequente adaptação para o cinema, dirigida por Louis Malle em 1960, um dos expoentes da Nouvelle Vague, confirmou o sucesso tanto do livro quanto do filme.

 Zazie explora a linguagem coloquial se opondo ao linguajar do francês escrito na época. A menina passeia pela Paris dos anos 50 na companhia de amigos de seu tio - um taxista, um sapateiro, um dono de bar, uma garçonete e um papagaio, que passam o dia enchendo a cara e jogando conversa fora. Será que Zazie conseguirá finalmente andar de metrô usando sua novíssima calça jeans?

 

Sinopse - Filme:

Zazie (Catherine Demongeot) é uma menina de 12 anos que vive no interior da França com a mãe, que a manda para Paris por 2 dias, podendo assim ficar sozinha com o namorado. Zazie fica hospedada na casa de um tio, uma figura um tanto quanto excêntrica. Ela tem o grande sonho de andar de metrô, só que para sua infelicidade, ele está em greve. A travessa menina resolve então conhecer Paris por conta própria, e se mete no meio do caos da cidade, conhecendo os tipos mais parisienses possíveis.

(Fonte: AdoroCinema - http://www.adorocinema.com/filmes/filme-704/)

*Zazie dans le métro: o livro (nível B1) está disponível para empréstimo na midiateca. Já o quadrinho (nível A2) e o DVD (categoria comédia) estão disponíveis em diversas Bibliothèques de l’apprenant! Caso sua filial não possua um exemplar, solicite através do e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) que enviaremos para você!