Portrait De Chanteur: Orelsan

Nascido em 1982 em Hérouville-Saint-Clair, subúrbio de Caen, Orelsan, cujo verdadeiro nome é Aurélien Cotentin, é filho de uma professora de escola e de um diretor de faculdade. O rapper branco, frequentemente comparado à Eminem ou Mike Skinner, tem um percurso escolar clássico: depois de um bacharelado científico, ele se gradua em 2004 na École de Management de Normandie.

Em agosto de 2006 ele coloca seu primeiro clipe amador – intitulado Ramen – no Youtube. Mas é apenas em 2007 que ele começa a chamar a atenção do público com seu clipe Sain-Valentin. Em seguida, Orelsan continua a usar a plataforma para fazer a promoção de suas novas músicas, mas o clipe seguinte, Ils sont cools, foi lançado diretamente no site do artista. Em 2008 ele firma o contrato com a gravadora 3e bureau (Wagram), sendo alvo de grande atenção da mídia durante o verão com suas novas canções Changement e também Nolife (que teve o primeiro clipe de Orelsan produzido por um profissional do ramo).  

Orelsan continua com sua carreira e em 16 de fevereiro de 2009, lança seu primeiro álbum intitulado “Perdu d’avance”, que foi muito bem recebido pela crítica. Em 26 de setembro de 2011, lança seu segundo trabalho de estúdio, Chant des sirènes, que apenas um mês após o lançamento já se torna disco de ouro. 2012, entretanto, é o ano da consagração do rapper francês. Ele ganha dois prêmios Victoires de la musique: um na categoria melhor álbum de rap e músicas urbanas (Chant des sirènes), e o outro na categoria grupo ou artista revelação do público. O álbum é em seguida certificado como platina.

Depois de desaparecer do mundo da música por cerca de um ano e meio, Orelsan retorna com o single Basique e anuncia o lançamento de seu novo trabalho, La fête est finie, em 20 de outubro de 2017. Nele, o rapper conta com várias participações, tais como: Nekfeu, Maître Gims, Dizzee Rascal e até mesmo Stromae. O álbum ganha certificação de diamante e dá à Orelsan três prêmios Victoires de la musique (artista masculino do ano; melhor criação audiovisual pelo clipe Basique; além de melhor álbum de música).

 

Discografia: