Jérôme Souty

A Aliança Francesa apresenta, no dia 08/07, um bate papo sobre a vida e a obra de Pierre Verger, com o pesquisador e antropólogo francês Jérôme Souty, que apresentará também o seu livro intitulado “Pierre Fatumbi Verger: do olhar livre ao conhecimento iniciático”.

Jérôme Souty é francês nascido em Copenhague em 1971, e viveu em Paris até 2004, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Doutor em antropologia social (EHESS, 2005) e pesquisador em antropologia urbana e contemporânea na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FAPERJ), é também autor do livro La Rencontre des Cultures (Le Cavalier Bleu, Paris, 2011) e membro do comitê de redação da revista Brésil(s) (Éditions MSH).

Seu livro, que se aproxima de um estudo biográfico, é mais que uma análise da produção científica e artística de Pierre Verger ou uma reflexão sobre a originalidade de sua experiência. Ao narrar os passos dessa vida-obra, interroga com profundidade a etnologia, seu valor e seus limites, e contribui para a renovação dos métodos e a reconsideração dos objetivos da antropologia.

Evento em francês, sem tradução.

Não perca!

Entrada franca. Sujeito à lotação*
*Senhas distribuídas 1 hora antes do evento na recepção da Galeria da Aliança Francesa de Botafogo

Data: 08/07
Horário: 19h30
Local: Auditório da Aliança Francesa de Botafogo
Endereço: Rua Muniz Barreto, 730 - Botafogo