Encontro com a literatura africana

No âmbito das comemorações da Francofonia, a Aliança Francesa apresenta o “Encontro com a Literatura Africana” na quarta-feira, 16 de março às 19h30, no Auditório da Aliança Francesa da Tijuca. A leitura dos textos das autoras Aminata Sow Fall do Senegal e Assia Djebar da Argélia, serão realizadas pelo ator Antonio Manso, com a direção de Brigitte Bentolila da Cie Noir sur Blanc.

Sobre as autoras:

Aminata Sow Fall, nascida em 27 de abril de 1941 em Saint-Louis (Senegal), é uma mulher de letras senegalesa, sobretudo romancista- uma das pioneiras da literatura africana francófona.

Aminata Sow Fall tem um olhar critico sobre uma sociedade senegalesa em plena mutação da qual denuncia a hipocrisia e, como outras mulheres da sua geração, a ideologia patriarcal. Assim, na sua obra mais conhecida, “La grève des bàttu” que lhe valeu o Grande premio literário da África Negra em 1980, ela imagina –apoiando-se em fatos reais- uma greve dos mendigos expulsos da capital pelas autoridades preocupadas em promover o turismo. Os romances de Aminata Sow Fall se tornaram clássicos. A Academia francesa lhe deu o grande prêmio da Francofonia em 2015.

Assia Djebar , nasceu em 30 de junho de 1936 em Cherchell (Argélia) e morreu em 6 de fevereiro de 2015 em Paris, é uma mulher de letras argelina de expressão francesa. Autora de numerosos romances, novelas, poesias e ensaios, ela escreveu também paro o teatro e realizou vários filmes. Assia Djebar é considerada uma das autoras mais famosas e influentes do Magreb. Ela recebeu vários prêmios internacionais ao percurso da sua carreira literária. Assia Djebar foi eleita na Academia Francesa em 2005, tornando-se, assim, a primeira autora norte - africana recebida nessa instituição.   

Não perca!

Data: quarta-feira, 16 de março
Horário: 19h30
Local: Aliança Francesa da Tijuca
Endereço: Rua Andrade Neves, 315

Entrada Franca. Lugares limitados por ordem de chegada.
* Senhas distribuídas 1 hora antes na entrada da Aliança Francesa da Tijuca.