Aulas em salas digitais da Aliança Francesa durante restrição social

ativo-2

Diante do Decreto n.º 46.973, de 16/03/2020, que prevê a situação de emergência no estado do Rio de Janeiro e estabelece a suspensão das aulas em escolas e universidades por um período inicial de 15 dias, passível de ser prorrogado, e da recomendação no Decreto Municipal do Rio de Janeiro n.º 47.247, de 13/03/2020, para que as instituições privadas adotem medidas similares a esta norma, a Aliança Francesa informa que decidiu suspender suas atividades presenciais até o dia 14/04. Passado esse prazo, caso a situação o permita, e sempre em conformidade com as decisões do governo do Estado, retomaremos nossas atividades presenciais normalmente.

Conscientes da importância do isolamento social neste momento, montamos uma modalidade de ensino em ambiente digital que, além de possibilitar a conclusão do semestre, tornará possível a interação entre os professores e as turmas, em nossas salas de aula virtuais, oferecendo um pouco de convívio social enquanto, seguindo as recomendações dos órgãos públicos, exercemos nossa cidadania.

A partir da segunda-feira, 23/03, as aulas recomeçarão.

As salas de aula serão digitais, com os mesmos professores. No horário das aulas, o aluno deverá acessar à plataforma Zoom e comparecer a sua aula por videoconferência. Fique atento(a)! No máximo 10 minutos antes do início de sua aula, você receberá diretamente de seu professor um link para entrar na sua sala de aula virtual. Abaixo, a nossa coordenadora pedagógica Violène Muller explica como utilizar a plataforma e acessar às aulas. Assista ao vídeo!

Além das aulas em ambiente digital, a Aliança Francesa incentiva o acesso dos alunos nas plataformas virtuais culturais, como CulturethèqueTV5 Monde e a Radio France. Ademais, recomendamos que todos os nossos alunos acatem as medidas de segurança do Ministério da Saúde.

Abaixo disponibilizamos uma versão em PDF do tutorial de instalação e utilização do Zoom.

Confira as perguntas mais frequentes sobre as ações da Aliança Francesa decorrentes da restrição social devido ao Covid-19. 

A semana sem aulas durante a suspensão está perdida?

 Não. Esta semana de aulas será reposta e o conteúdo pedagógico será mantido.

A secretaria da filial funcionará normalmente?

Não funcionaremos fisicamente, mas estamos atendendo por telefone celular, WhatsApp ou e-mail. Consulte o horário de funcionamento da sua filial aqui.

Temos uma previsão para retomar as aulas presenciais?

Diante do Decreto n.º46.973, de 16/03/2020, que prevê a situação de emergência no estado do Rio de Janeiro e estabelece a suspensão das aulas em escolas e universidades por um período inicial de 15 dias, passível de ser prorrogado, e da recomendação no Decreto Municipal do Rio de Janeiro n.º 47.247, de 13/03/2020, para que as instituições privadas adotem medidas similares a esta norma, a Aliança Francesa informa que decidiu suspender suas atividades presenciais pelo período de 15 dias, ou seja, até o dia 31/03.Passado esse prazo, caso a situação o permita, e sempre em conformidade com as decisões do governo do Estado, retomaremos nossas atividades presenciais normalmente.

Ficarei sem aula durante todo o período de isolamento?

Pautados pelo o que vem ocorrendo em nível mundial, acreditamos que esse prazo de suspensão das aulas presenciais deverá ser prorrogado por mais tempo, razão pela qual oferecemos uma modalidade de ensino à distância, para assegurar a continuidade de seu aprendizado. Não se trata de reposição de aulas, muito menos de imposição, mas de uma solução para que possa prosseguir com o aprendizado, mesmo diante desse contexto excepcional de crise.

Estas aulas online preveem que as turmas serão mantidas com o mesmo professor e componentes da turma e com o mesmo conteúdo, só que, nesta situação, com adaptações para esta proposta online.

Como funcionarão essas aulas em ambiente digital?

A modalidade de ensino em ambiente digital que elaboramos, embora apresente uma dinâmica diferente da aula presencial, permite que você mantenha:

-Sua professora/seu professor: você não estará sozinho diante da tela do computador. As aulas e tarefas serão conduzidas pela sua professora/seu professor.

-Sua turma: sabemos que as trocas são particularmente importantes nesse momento, para evitar eventual sensação de isolamento social.

-Seu dia e horário habituais de aulas. Os encontros online seguirão o mesmo calendário que as aulas presenciais. 

Sabemos, também, que muitos estão fazendo ajustes em suas rotinas, e o ensino em ambiente digital traz, justamente, maior flexibilidade: você poderá assistir às aulas e se conectar à plataforma de onde quiser. Além das aulas ao vivo, você terá, também, acesso aos recursos pedagógicos do método Défi e poderá efetuar atividades online em autonomia quando desejar. A plataforma apresenta, ainda, um espaço de trocas com sua turma.

Fique atento(a)! A partir de 23/03, no máximo 10 minutos antes do início de sua aula, você receberá diretamente de seu professor um link para entrar na sua sala de aula virtual. Este link realizará o download da plataforma Zoom no computador dos estudantes. Após a instalação do programa, abra-o, insira seu nome e entre na videoconferência. Na videoconferência os professores darão as aulas no mesmo horário que a aula aconteceria normalmente. 

Na impossibilidade de instalar o programa, você poderá acessar sua sala de aula direto pelo navegador.

Acima, nossa coordenadora pedagógica Violène Muller ensina a utilizar a plataforma Zoom para as aulas.

Será cobrada presença das aulas online?

Bien sûr. Nossa proposta é manter as aulas o mais próximo possível da modalidade presencial, o que inclui a presença dos alunos nas aulas. Reforçamos que a participação é muito importante para o aprendizado.

Teremos aulas online e o valor das parcelas será o mesmo?

Sim. O valor das parcelas permanece o mesmo.
Esclarecemos que esta modalidade não se trata de um curso online, 
a estrutura das aulas se manterá a mesma, mudando somente o meio de aprendizado enquanto o isolamento social persistir, e que esta foi uma solução encontrada para mantermos o semestre vigente e também a interação social neste período tão específico que passamos.

Até o presente momento, não acusamos nenhuma queda relevante em nossos custos. Pois, como você bem sabe, tarifas de luz, água e outras que recebemos mensalmente referem-se ao mês anterior e, por vezes, consideram históricos. Quanto aos aluguéis, caso de algumas filiais, não há nada que nos faça pleitear, neste momento, uma redução. Porém, para que nossas aulas, em plataforma digital, sejam da melhor qualidade possível, todos os professores estão adquirindo planos na plataforma Zoom.Pro (em euros), que serão pagos pela AF, assim como custos com headfones ou planos de dados.

Gostaríamos que você tenha a certeza de que, caso haja realmente uma redução nos custos, estes serão, de alguma forma, repostos para os alunos. Esperamos neste momento conseguir superar o desafio de implementar em 1 semana ótimas aulas para todos os nossos alunos e que eles permaneçam conosco neste momento. Pois, somos uma associação de cultura sem fins lucrativos, que paga 100% de suas despesas com as parcelas dos cursos oferecidos e a fidelidade de nossos alunos será fundamental para a manutenção de nossas atividades e funcionários hoje e após o fim desta crise.

Acreditamos, sinceramente, que, com dedicação e motivação, a experiência de aprendizado online possa ser tão rica quanto a presencial.

Torcemos para que a situação na cidade melhore o quanto antes e pedimos sua compreensão e contamos com sua solidariedade nesse momento que afeta a todos nós.

Fale conosco

Não estamos online agora, mas você pode nos enviar um email e te responderemos o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar