Conheça e aprenda a fazer um croque monsieur

Você já ouviu falar do croque monsieur? Este famoso sanduíche parisiense é uma versão aprimorada do nosso misto quente. Seu nome é formado por duas palavras evidentemente francesas: croquer – que significa devorar ou comer depressa, mas que também pode ser tostar levemente – e monsieur, que explicaremos mais adiante. 

Sua história remonta às práticas indígenas australianas de assar carne entre duas fatias de massa de trigo. Em Paris, foi popularizado por volta de 1910, sendo mencionado até em uma das obras de Marcel Proust – célebre escritor francês e grande fã do sanduíche. Embora exista uma versão simpática sobre a origem do nome “monsieur” no prato – que teria sido agregado pelos garçons parisienses que atendiam o pedido do cliente, acrescentando naturalmente o tratamento “monsieur”: “Le Croque, monsieur” – uma teoria interessante sobre a origem desse nome relaciona-se a um dono de bistrô chamado Michel Lunarca, que, em tom de brincadeira, teria afirmado que a carne era “de la viande de monsieur” (carne de um senhor/carne de gente). Tal história foi retratada no livro “Histoire des Mots de la Cuisine Française”, do filólogo francês René Girard, em 1947. 

Este sanduíche consiste tradicionalmente em presunto e queijo (Emmental ou Comté) entre duas fatias de pão, tostado na frigideira ou no forno, com a adição posterior do molho bechamel. Se receber em cima um ovo frito, transforma-se em Croque-Madame que alguns garantem que tenha sido chamado assim por conta do ovo lembrar os chapéus femininos de antigamente. Existem ainda inúmeras variações de receitas para o croque monsieur, mas a original é considerada a melhor por muitos.

Agora que você já conhece um pouco mais da história desse prato, vamos a receita!

Molho béchamel:

250ml de leite
20g Manteiga 20 g
2 colheres de sopa de farinha
sal, pimenta e noz moscada

Derreta a manteiga em uma panela grande.
Com o fogo bem baixo, adicione a farinha e não pare de mexer até obter uma coloração dourada.
Retire do fogo e reserve.
Leve o leite para ferver. Quando ferver, volte a panela da farinha ao fogo e lentamente despeje o leite sobre a mistura, sem parar de mexer até obter a consistência de molho. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.

Croque – monsieur

Rendimento: 4 porções
8 fatias de pão de forma, se for um pouco envelhecido ainda melhor
60 g de manteiga amolecida
1 colher de sopa de mostarda (opcional)
4 fatias de presunto
Queijo emmental , comté ou prato. Ralado grosso

Pré-aqueça o forno a 240 graus.

Faça o molho béchamel.

Passe a manteiga e a mostarda em 4 fatias de pão

Em cima da manteiga, coloque uma fina camada de béchamel, uma fatia de presunto, mais uma fina camada de molho bechamel e o queijo ralado.

Coloque a segunda fatia de pão e a cubra com uma última camada de bechamel e queijo ralado.

Coloque os 4 sanduíches em uma assadeira coberta com papel alumínio. Asse de 15 a 20 minutos, sempre de olho. Retire o papel alumínio e deixe mais cerca de 3 minutos apenas para dourar a crosta.

Fonte:

https://veja.abril.com.br/coluna/dias-lopes/o-sanduiche-da-belle-epoque
https://www.eucomosim.com/dossie-croque-monsieur-historia-lenda-versoes-e-melhor-receita/

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar