Perguntas frequentes:

O que é o TEF Canadá?

O TEF Canadá é um teste que avalia os conhecimentos linguísticos necessários para o pedido de cidadania e de imigração para o país.

Criado em 1998 pela CCI Paris Ile-de-France, o TEF é um exame de referência internacional que avalia o nível de conhecimentos em francês nas diferentes competências – compreensão e expressão.  O TEF Canadá é um teste obrigatório para os programas de imigração para o Canadá Federal.Esse teste classifica o candidato em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – CECR), que vai do nível A1 (introdutório) ao nível C2 (de domínio da língua).

A quem se destina o TEF?

É destinado a todos que tenham interesse em imigrar para o Canadá federal, Quebec ou ter acesso a cidadania canadense.

Para que serve o TEF Canadá?

– Para apresentar um dossiê de imigração ao Canadá federal (o candidato deverá se inscrever em todas as provas: compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita e expressão oral);

– Para apresentar um dossiê de acesso à cidadania canadense (o candidato deverá se inscrever nas provas de compreensão oral e expressão oral);

– Para apresentar um dossiê de imigração ao Québec (o candidato deverá se inscrever obrigatoriamente nas provas de compreensão oral e expressão oral. As provas de compreensão escrita e expressão escrita são facultativas).

Qual a validade do teste?

O TEF tem validade de 2 anos.

Como e onde são feitas as inscrições?

O candidato poderá se inscrever para o exame, conforme o calendário de sessões, preenchendo o formulário de pré-inscrição online através do nosso site: https://exames.rioaliancafrancesa.com.br/tef/  A inscrição é validada somente após o pagamento na filial Centro.

As sessões são limitadas a 6 candidatos.

Quanto custa o teste?

A tarifa do teste é por prova e em euro. Sendo assim, o valor das provas varia de acordo com a(s) competência(s) desejada(s) e está sujeito a alterações de acordo com a taxa de câmbio do dia. Para obter informações de valores, o interessado poderá contatar a filial Centro durante o período de inscrições.

Onde pagar e quais são as formas de pagamento?

O pagamento deverá ser realizado na filial Centro em dinheiro, cheque ou cartão de débito.

Quanto tempo leva para chegar o resultado?

Os certificados TEF são enviados aos centros de exame no prazo de 4 a 6 semanas após a recepção das provas na CCI (Câmara de Comércio e Indústria de Paris).

Já fiz o TEF, posso me reinscrever?

Sim. Um candidato pode se inscrever no TEF quantas vezes desejar desde que respeite um prazo mínimo de 60 dias entre as provas. Por exemplo: se você realizou o TEF em 20 de março só poderá se apresentar novamente ao teste após o dia 20 de maio.

Onde são realizadas as provas e qual o horário da prova?

As provas são realizadas na filial Botafogo da Aliança Francesa. O horário da prova será informado na convocação que é enviada por e-mail uma semana antes da data da prova.

Qual a duração das provas?

– Compreensão oral: 40 minutos;

– Compreensão escrita: 60 minutos;

– Expressão oral: 15 minutos;

– Expressão escrita: 60 minutos.

É possível solicitar revisão de provas?

Sim. Os resultados podem ser verificados e eventualmente revisados pela CCI Paris Ile-de-France (CCIP-IDF):

O candidato envia diretamente à CCIP-IDF o pedido de recurso no prazo máximo de 90 dias a contar da data de emissão do certificado, usando o link https://www.lefrancaisdesaffaires.fr/tests-diplomes/test-evaluation-francais-tef/

Valor : 50 euros (pagamento online e diretamente com a CCIP)

A CCIP-IDF se compromete em enviar uma resposta no prazo máximo de 4 semanas. Caso o pedido conduza a revisão do atestado, o candidato será reembolsado.

Não obtive um resultado satisfatório em uma das competências. Posso refazer apenas essa prova?

No âmbito de imigração para o Canadá, todas as provas devem ser realizadas em uma mesma sessão. Caso o resultado de alguma competência não seja satisfatório, o candidato deve realizar todas as provas novamente.

Posso transferir minha inscrição para outra sessão?

Não. Uma vez validada a inscrição, não será possível solicitar transferência para outra sessão ou reembolso.

Qual é o nível exigido para que meu dossiê de imigração seja aceito?

Os níveis de proficiência em idiomas exigidos para a imigração para o Canadá estão detalhados no site da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC). https://www.canada.ca/fr/immigration-refugies-citoyennete/services/immigrer-canada/entree-express/documents/exigences-linguistiques/evaluation-competences-linguistiques.html

Como e onde posso obter mais informações sobre o processo de imigração para o Canadá?

Para conhecer mais sobre o processo de imigração basta acessar: https://www.canada.ca/fr/immigration-refugies-citoyennete.html

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar