Aliança Francesa e o Consulado da França do Rio de Janeiro, com o apoio do Institut Français oferecem programação cultural francesa durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos promovido pela UIA – União Internacional de Arquitetos – De 18 a 22 de Julho de 2021 

 

Foto Divlgação : 1200207-RIO_201305_(c)Nelson_KON_1362.jpg – CIDADE DAS ARTES- RJ – Christian de Portzamparc .jpg

Na programação especial: duas exposições virtuais com projetos inéditos da arquitetura francesa, urbanística, paisagística e contemporânea; uma mostra de curtas-metragens franceses com temas de urbanismo e desenvolvimento territorial e a série de podcasts sobre detalhes patrimoniais e arquitetônicos cariocas e franceses.

A Aliança Francesa do Rio de Janeiro e o Serviço Cooperação e Ação Cultural do Consulado da França no Rio de Janeiro com o apoio do Institut Français têm o prazer de apresentar ao público brasileiro uma programação francesa de qualidade no âmbito da UIA 2021 – 27º Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA), desde 1948 e que ocorre pela primeira vez no Brasil.

Confira os detalhes da programação:

Duas exposições virtuais com lançamento em 21/07/2021

A exposição AJAP –  Álbuns dos Jovens Arquitetos e Paisagistas, apresenta 25 projetos e trajetórias de vidas de arquitetos e paisagistas premiados dentro do concurso AJAP organizado pelo ministério da Cultura Frances. Os Álbuns dos Jovens Arquitetos e Paisagistas dá origem a uma exposição a cada dois anos, desde 1980, com o apoio da Cité de l’architecture et du patrimoine. Essas mostras representam o contexto ideal para impulsionar artistas com menos de 35 anos, tanto na França quanto no estrangeiro. A ideia é fomentar a inovação com um cenário que valoriza a singularidade de cada projeto, assim como suas influências e processos.

Foto: 2200207-RIO_(c)Nelson_KON_9985_89.jpg – Cidade das Artes

A AFEX – Arquitetos Franceses para Exportação apresenta a exposição “Arquiteto – Cidade” com diferentes projetos vencedores e destacados dos últimos dez anos em conexão com os eventos produzidos pela AFEX.AFEX, Architectes Français à l’Export, é uma associação francesa com mais de 200 membros, incluindo 120 escritórios de arquitetura, assim como engenheiros, urbanistas, paisagistas, designers de interiores, gerentes de projetos e industriais, agregando mais de 5000 profissionais.

Como parte de suas missões, a AFEX organiza o Grande Prêmio AFEX de arquitetura francesa no mundo, desde 2010. Este Grande Prêmio e os eventos associados visam divulgar e promover, na França e no mundo inteiro, a qualidade da produção arquitetônica francesa no exterior.

MOSTRA “CURTA EM FRANCÊS”
Lançamento: 21/07/2021

A programação “Curta em francês”, organizada pela Aliança Francesa Brasil em parceria com o SESC São Paulo e com o apoio da Embaixada da França no Brasil, está de volta com uma edição especial de arquitetura, focada em filmes que tratam do tema urbanismo e desenvolvimento territorial em diferentes direções. 

 

Em sinergia com os temas discutidos durante a UIA 2021 e com o objetivo de provocar o intercâmbio de ideias e experiências e incentivar debates, a mostra apresenta uma seleção de curtas-metragens que tratam dos temas de diferentes maneiras, tanto através de uma abordagem mais contemporânea ou mais histórica, fornecendo exemplos de planejamento do uso do solo no ambiente urbano e até mesmo social.

BAIRROS DE JANEIRO – Um rolê diferente no Rio

Em uma série de 10 podcasts – 5 episódios cariocas e 5 franceses – o ouvinte se surpreenderá com fatos inusitados e histórias curiosas.

Sabia que no bairro de Guadalupe, na zona Norte, tem casas-iglus? Que nos anos 70, a praça Saens Peña, na Tijuca, tinha mais cinemas do que a Cinelândia, no Centro? Em cinco episódios, o canal de podcasts AFluência leva o ouvinte a descobrir os “Bairros de Janeiro”. Nos bairros emblemáticos como nas vielas menos frequentadas, os habitantes se convertem em guias para um passeio sensorial pela Cidade Maravilhosa. Eles contam as próprias histórias e os próprios bairros ao microfone da jornalista Sarah Cozzolino.

Um episódio cada dia, entre 19 e 23 de julho!

Em francês e em português!

Uma viagem em 5 etapas: Copacabana – Tijuca – Centro – Morro da Providência / Zona portuária – Guadalupe 

LIEUX-DITS – Os lugares franceses se contam por si mesmos

O que poderiam nos dizer os edifícios que nos rodeiam se eles pudessem falar? Neste podcast, cinco lugares franceses contam suas histórias, na primeira pessoa. Por meio desses relatos, descobrimos o patrimônio e o dia-dia francês em diferentes pontos do território. Seja monumentos históricos, seja prédios residenciais, esses “Lieux-dits”  narram a França de hoje. Um podcast escrito por Clémentine Spiler.

Episódio 1 / 13 de julho: Notre-Dame de Paris 

Episódio 2 / 13 de julho: Le Palais idéal du Facteur Cheval

Episódio  3 / 17 de agosto : Les traboules de Lyon

Episódio 4 / 21  de setembro : Le Parc aux lièvres d’Evry 

Episódio 5 / 19 de outubro : Le Moulin Rouge 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar