Curso de francês - Adultos

A Aliança Francesa propõe cursos de francês para todos os níveis, de iniciante (Débutant - A1+A2) ao de fluência (Expert - C1), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (CECR - Cadre Européen Commun de Référence pour les langues).

Dependendo do seu objetivo, você escolhe o seu ritmo, o melhor horário e o lugar mais perto para você estudar.

Ache seu curso

Na matrícula, um teste de nivelamento é recomendado àqueles alunos que possuem certo conhecimento do idioma.

13 módulos, do nível iniciante (Débutant) até o de fluência

(Expert), são oferecidos.


Conforme o seu objetivo, você pode decidir o nível até o qual deseja cursar.




Sempre buscando manter sua posição de referência no ensino do idioma francês no Brasil, a AF oferece o que há de mais moderno, eficiente e prazeroso para seus cursos e, por esta razão, em 2020, no ano em que completa 135 anos no Rio de Janeiro, adotará um novo método de ensino.

O Défi é um método internacional, 100% em francês, que foi adaptado exclusivamente para a rede Alliance Française Brésil. Como é bastante atual, ele conta com variadas ferramentas de aprendizagem que tornam as aulas mais interativas e facilitam o desenvolvimento da produção oral e os conhecimentos gramaticais.

Destacamos alguns pontos fortes desse novo método:

Culturalmente enriquecedor
A diversidade é um dos pontos fortes do Défi. Aonde a cultura e as sociedades francófonas são usadas como matéria prima para a aprendizagem do idioma, transformando a sala de aula em ambiente de globalização. Pois, o francês é falado nos cinco continentes.

Visualmente atrativo
Mais que uma questão estética, sabemos que a memória visual é uma habilidade cognitiva que reforça a aprendizagem. Por ser graficamente interessante, além de moderno Défi é eficaz.

Pedagogicamente eficaz
O Défi possui estratégias de leitura, escuta e escrita que permitem ao aluno desenvolver de maneira natural suas competências em francês. Os exercícios de fonética favorecem o desenvolvimento oral, as aulas mais interativas incentivam, ainda mais, a conversação e a gramática francesa é ensinada de forma intuitiva, levanto a uma reflexão natural sobre os pontos gramaticais abordados.

Realmente digital
Além dos vídeos integrados ao livro, animações para treinar a pronúncia, exercícios interativos, o método Défi possui também uma versão digital, disponível para tablet e smartphone. Que, além de complementar o aprendizado em sala de aula, serve como seu livro de bolso para ser usado em qualquer lugar.

Claramente voltado para a realidade
O manual Défi traz para a sala de aula muitas possibilidades de interação, conversas e atividades em grupos, todas baseadas em temas atuais, que fazem parte das vivências quotidianas dos alunos.

Motivação
Como o próprio nome já diz, o método Défi possui diversos elementos motivacionais para o aluno. São exercícios e pequenas tarefas propostas para os alunos, além de um desafio ao fim de cada unidade que visa reforçar o conteúdo aprendido. No cahier d’exercices, existem atividades para autoavaliação, tanto gramaticais quanto de fonética e também uma preparação para DELF, diploma oficial do Ministério da Educação Nacional francês.

Francês objetivo
Com o Défi, o tempo de estudo para o aluno atingir o nível B2 foi reduzido em um ano! Mas como sabemos que nem todos possuem interesse em atingir este nível, as novas turmas propostas pela AF reforçam as competências adquiridas de acordo com o objetivo de cada aluno.

Conforme a sua necessidade e o seu objetivo, você escolher o ritmo do seu curso:

Regular

Tempo necessário para atingir o nível:

Débutant = 1 ano e meio

 

Rapide

Tempo necessário para atingir o nível:

Débutant = 1 ano

Super Rapide

Tempo necessário para atingir o nível:

Débutant = 1 semestre

A Aliança Francesa oferece diversas opções de horário para melhor atender você:

De manhã
Ao meio-dia
À tarde
À noite
Aos Sábados

A carga horária diária, semanal e semestral varia de acordo com a sua opção de turma e ritmo.

Matrículas sempre abertas!

Optando pelo ritmo regular, com carga horária semestral de 50 horas, você pode ingressar em uma turma em praticamene todos os meses do ano, conforme a oferta.

Turmas de ritmo intensivo ou superintensivo iniciam-se em fevereiro e em agosto.

Há também a possibilidade de iniciar ou adiantar os estudos com os Cursos Expressos, dos Cursos Intensivos de Verão / Inverno, que ocorrem nos meses de janeiro e julho, ou, ainda, com Aulas Particulares.