Cursos Específicos

Ache seu curso

A Aliança Francesa oferece cursos especiais direcionados a quem quer aprender francês com uma necessidade específica: trabalhar, estudar ou viajar para um país francófono, se preparar para obter um diploma de proficiência em língua francesa, aperfeiçoar a parte oral ou escrita, etc. Os cursos e ateliês são abertos em função das necessidades e do momento. A carga horária dos cursos pode ser flexível (de 12 a 50 horas).

  • Perfectionnement de l’Écrit

    Nível exigido: B2

    Objetivo: aperfeiçoar a compreensão e a produção escritas em francês, por meio de atividades envolvendo, entre outros, artigos e reportagens sobre a atualidade e textos especializados de várias áreas. O aluno irá adquirir competências para produzir correspondências diversas, textos de apreciação crítica, ensaios, relatórios, síntese de documentos, entre outros, de maneira clara e pormenorizada.

  • Perfectionnement de l’Oral

    Nível exigido: B2/C1

    Objetivo: desenvolver, em quem já tem uma boa base em francês, estratégias de comunicação e de expressão oral, com atividades de compreensão, interação e produção orais.

    Horários: clique aqui.

  • Oral Express

    Nível exigido: A1

    Objetivo: reforçar ou aperfeiçoar a expressão oral em francês e obter ferramentas para se comunicar com interlocutores francófonos, com atividades de compreensão, interação e produção orais. Ideal para quem pretende viajar para França a turismo, intercâmbio ou trabalho, para interessados no Programa Ciência Sem Fronteiras e para alunos iniciantes que desejam reforçar a prática oral.

  • Grammaire Supérieure

    Nível exigido: B2

    Objetivo: melhorar o desempenho na produção oral e escrita, através do conhecimento aprofundado da gramática. Concebido como um reforço nas questões gramaticais reputadas mais complexas ou difíceis, este ateliê vai abordá-las de maneira sistemática ou em função das dúvidas dos alunos.

  • Grammaire Intermédiaire

    Nível exigido: A2/B1

    Objetivo: melhorar o desempenho na produção oral e escrita, através do conhecimento da gramática. Concebido como um reforço nas questões gramaticais, este ateliê vai abordá-las de maneira sistemática ou em função das dúvidas dos alunos.

    Saiba mais

  • Phonétique Interactive

    Nível exigido: A2

    Objetivo: aperfeiçoar a fonética em francês, melhorar a pronúncia e desenvolver a expressão oral na língua francesa. Após as 16h de estudo com o programa de aperfeiçoamento fonético SpeedLingua e as 10h de aula presencial, o aluno conseguirá ouvir corretamente e reproduzir com mais facilidade os sons fonéticos da língua francesa, se sentindo mais confiante na hora de falar e escutar em francês.

    Saiba mais

  • Techniques de Traduction

    Nível exigido: B2

    Objetivo: aprender as técnicas de tradução escrita do francês para o português e vice versa. O aluno vai também aperfeiçoar seu nível de francês e desenvolver uma metodologia de pesquisa na Internet e em outros suportes.

  • Travailler en Français

    Nível exigido: B2

    Objetivo: preparar os alunos para trabalhar em empresas francófonas ou cujas relações empresariais são ou serão feitas em língua francesa. Tem como objetivo revisar conteúdos já estudados, focando, agora, um novo contexto: o mundo do trabalho.

  • Préparation aux Études en France

    Nível exigido: A2

    Objetivo: oferecer, para quem pretende estudar no exterior, atividades orais e escritas para enfrentar os primeiros trâmites administrativos e sociais da chegada na França assim como as principais competências exigidas nas universidades francesas.



  • Techniques et Méthodologie DELF A1/A2

    Nível exigido: A1 ou A2

    Objetivo: preparar os alunos para fazer os exames do DELF A1 e do DELF A2. Propõe atividades de compreensão e produção oral e escrita centradas no treinamento metodológico e nas técnicas exigidas para a obtenção do referido diploma. Destinado a quem deseja certificar suas competências em francês com fins pessoais, de estudo, trabalho ou imigração para um país francófono.
     Saiba mais

  • Préparation DELF B1/B2

    Nível exigido: B1 ou B2

    Objetivo: preparar os alunos para fazer os exames do DELF B1 e do DELF B2. Propõe atividades de compreensão e produção oral e escrita centradas nas técnicas exigidas para a obtenção dos referidos diplomas. Destinado a quem deseja certificar suas competências em francês com fins pessoais, de estudo, trabalho ou imigração para um país francófono.
    Saiba mais

  • Préparation DALF C1/C2

    Nível exigido: C1 ou C2

    Objetivo: preparar os alunos para fazer os exames do DALF C1 e do DALF C2. Propõe atividades de compreensão e produção oral e escrita, centradas nas técnicas exigidas para a obtenção dos referidos diplomas. Destinado a quem deseja certificar suas competências em francês com fins pessoais, de estudo, trabalho ou imigração para um país francófono.
    Saiba mais

  • Préparation au TCF

    Nível exigido: B1 ou B2

    Objetivo: preparar os alunos às especificidades do Teste de Conhecimento em Francês. Destinado ao público não francófono que deseja validar de maneira simples e segura seus conhecimentos de francês por razões pessoais, profissionais ou de estudo.
    Saiba mais

  • Préparation au Test CAPES

    Nível exigido: A2

    Objetivo: preparar os alunos para o Teste CAPES CNPQ. Permite que os candidatos treinem a metodologia e as técnicas características das provas linguísticas do referido teste. Destinado aos candidatos a bolsa de estudos na França.
    Saiba mais

  • Senior

    Curso sem pré-requisitos

    Objetivo : aliar o útil ao agradável! O curso destina-se a um público mais maduro e se adapta às necessidades daqueles para quem a (re)descoberta do idioma está associada apenas ao deleite; enfatizando o ensino por intermédio de vídeos, música e leitura com pouca gramática e sem avaliações.

  • Français de la Diplomatie

    Nível exigido: B2

    Objetivo: aperfeiçoar as principais competências para se comunicar no contexto das relações internacionais e se preparar para a carreira diplomática. Sensibilizar às instituições e problemáticas internacionais e européias. Este ateliê é também recomendado para quem deseja se preparar para o Concurso de admissão à carreira de Diplomata do Instituto Rio Branco.

  • Français Juridique

    Nível exigido: B1/B2

    Objetivo: proporcionar aos alunos instrumentos para que tenham uma boa compreensão da área e possam expressar-se em francês no âmbito jurídico abrangendo, desta maneira, o vocabulário e as expressões jurídicas francesas, os principais ramos do direito francês, europeu e brasileiro, as organizações judiciárias francófonas e brasileiras, entre outros. Este curso prepara igualmente ao exame para obtenção do diploma de francês profissional jurídico B2 (DFP juridique B2) da CCIP (Câmara de Comércio e Indústria de Paris).

  • Français Médical

    Nível exigido: B1/B2

    Objetivo: oferecer aos alunos as bases necessárias a fim de facilitar a integração no meio hospitalar francófono. O programa baseia-se em documentos extraídos de publicações científicas especializadas. Este ateliê propõe aos estudantes e profissionais das áreas de saúde o aprendizado de um vocabulário técnico utilizado na realização de tarefas próprias ao ambiente médico-hospitalar.



  • Actualité Chanson

    Nível exigido: A2

    Objetivo: descobrir a música popular francesa, tradicional ou contemporânea, por meio do estudo das canções de alguns de seus intérpretes e de seus diversos gêneros. A partir da escuta das músicas, um exercício de compreensão dos textos de suas letras será proposto, assim como debates sobre os temas que nelas são abordados.

    Saiba mais

  • Destination Voyage

    Nível exigido: A2

    Objetivo: ajudar os alunos a se prepararem para uma viagem para um país de língua francesa a turismo, a trabalho ou a estudo. A ênfase será dada ao aspecto intercultural e à expressão oral em situações do cotidiano que podem ocorrer durante uma viagem.

  • Un Air de France

    Nível exigido: A2

    Objetivo: abordar temas diversos, como turismo, história, música, cinema e atualidades por prazer e para melhor conhecer a cultura francesa. Sem testes ou avaliações.

  • Cultures et Civilisation

    Nível exigido: C1

    Objetivo: desenvolver o conhecimento do aluno sobre a diversidade cultural e civilização francesas, percorrendo a História da França desde a Idade Média até os dias de hoje, através de um tema como fio condutor, que varia a cada ciclo da série. A série ocorre em ciclos anuais, com ateliês em meses alternados. Todos os ateliês são compostos de quatro encontros de 2h, que ocorrem uma vez por semana.

  • Dégustation Littéraire

    Nível exigido: B2

    Objetivo: apresentar a literatura francesa moderna e desenvolver a capacidade oral e escrita, através de temáticas ou autores específicos, que variam a cada ateliê da série. A série ocorre em ciclos anuais, com ateliês em meses alternados. Todos os ateliês são compostos de quatro encontros de 2h, que ocorrem uma vez por semana.

  • Rencontres Gastronomiques

    Nível exigido: A2

    Objetivo: apresentar as especialidades gastronômicas francesas, através da preparação e degustação de receitas regionais tradicionais, selecionadas por um Chef francês convidado. A cada ateliê, duas regiões ou cidades francesas são escolhidas e cada uma é representada por uma receita prática, carregada de sabor e herança histórica. A série ocorre em ciclos anuais, com ateliês em meses alternados. Todos os ateliês são compostos de dois encontros de 2h, que ocorrem uma vez por semana.

  • Reforço Escolar de Francês

    Objetivo: focar o estudo de conteúdos específicos do idioma francês. Disponível no formato 'aula individual' e 'pequeno grupo', o curso tem seu conteúdo construído pelo professor da AF com base na matéria que os alunos trouxerem e nos conhecimentos que precisam consolidar.

  • Perfectionnement plus

    Nível exigido: C1+

    Objetivo: Desenvolver as competências necessárias para se tornar um falante proficiente do idioma. Expressar-se de forma fluente e espontânea sem demonstrar esforços para encontrar uma palavra ou expressão adequada. Fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais além de produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do discurso.
    Saiba mais

  • Workshop Presencial CaD

    Objetivo: complementar o que já foi aprendido no Curso à Distância, através de atividades progressivas que vão da compreensão oral e escrita ao treino e efetiva produção oral e escrita, sempre focadas nos objetivos de cada módulo e com o apoio de recursos digitais e quadro interativo.