Desvendando o “Non”: Como Dizer Não em Francês

Quem faz terapia sabe a importância de aprender a dizer não, certo? 😅⠀
Mas, para saber colocar os seus limites em todas as línguas e deixar bem claro que não é não, em qualquer idioma, preparamos este post para te ajudar a usar a negação em francês, de acordo com o contexto. Assim, seja no presente ou passado, de maneira formal ou informal, você pode se comunicar muito mais levemente quando estiver falando a língua. 🙌🏼⠀

1. Dizer Não no Presente: “Je ne veux pas

A forma mais básica de negação no presente em francês envolve a utilização das palavras “ne” e “pas” em torno do verbo. Por exemplo, se quisermos dizer “Eu não quero”, a expressão seria “Je ne veux pas”. Aqui, “ne” precede o verbo, e “pas” o segue, formando a negação de uma maneira clara e direta.

Exemplo: 
Je ne travaille pas aujourd’hui
Eu não trabalho hoje

Mas, como quase tudo no francês, atenção às exceções! 
Se seguido por uma vogal, o NE se transforma N’.

Exemplo:
Je n’aime pas le froid.
Eu não gosto do frio.

2. Passé Composé: “Je n’ai pas voulu”

Quando falamos de um evento passado, utilizamos o passé composé, que possui uma estrutura formada pelos verbos auxiliares “avoir”ou “être” + o verbo. Por isso, para a negação, a estrutura vai mudar um pouco e o “ne” e “pas” envolvem o auxiliar e o particípio passado do verbo principal.

Exemplos:
Je n’ai pas travaillé aujourd’hui.
Eu não trabalhei hoje.

Je n’ai pas voulu
Eu não quis

3. O Não formal (ou não)  

Assim como em muitas línguas, o francês possui diferentes níveis de formalidade, e isso se reflete também na negação quando nos dirigimos a alguém de forma mais formal ou informal.

Por exemplo, ao dizer “não” de maneira formal, podemos utilizar “Je ne souhaite pas” (Eu não desejo) ou “Je ne peux pas” (Eu não posso). Essas formas adicionam um toque de polidez à negativa, sendo mais adequadas em contextos profissionais ou ao lidar com pessoas mais velhas.

Já quando usamos o francês oral e informal é muito comum removermos o NE da frase. 

Exemplo:
Je travaille pas aujourd’hui
J’aime pas le froid.

Concluindo a arte de dizer Não em Francês

Dizer “não” em francês pode ser uma arte sutil, dependendo do contexto e da formalidade da situação. Seja utilizando a negação no presente, no passé composé, de forma formal ou informal, a língua francesa oferece uma variedade de formas para expressar negativas com elegância e clareza.

Portanto, da próxima vez que você se encontrar em uma situação onde precisa recusar algo em francês, lembre-se dessas nuances e escolha a forma que melhor se adequa ao contexto.

À bientôt ! (Até breve!)

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar