Slt tt le monde !

Oi?!

Acertou! Isso é uma saudação, e não, não pulei nenhuma letra no meu teclado. Você já vai entender.

A frase acima é uma forma abreviada da frase “Salut tout le monde !” (literalmente, “Olá todo mundo!” ou “Olá pessoal!”). 

O tema de hoje é o francês 2.0, o francês usado na internet e nas trocas de mensagens em geral, seja nas redes sociais, seja no telefone, via SMS ou WhatsApp.

Aliás, já começo informando que, em francês, você pode usar a palavra “texto” para se referir às mensagens. Olha lá, a pronúncia não é igual à de “texto” em português, tem que pronunciar bem a letra “x” (leitores cariocas, não vale “x” chiado) e colocar o acento tônico na sílaba final, “to”, como se houvesse um acento circunflexo, “tô”. Algo parecido com “teXtô”.

E as abreviações são justamente uma característica importante do francês 2.0! Vamos ver alguns exemplos básicos?

SLT = SALUT (Oi!)

BJR = BONJOUR (Bom dia/Boa tarde/Olá)

DSL = DÉSOLÉ (Desculpa)

STP = S’IL-TE-PLAÎT (Por favor)

O uso das abreviações se popularizou ainda na era pré-smartphone, em que cada caractere era contado preciosamente, e as pessoas se esforçavam para reduzir o texto ao máximo, para que coubesse em uma só mensagem (quem mais tem essa lembrança?). A bem dizer, é a mesma lógica que a do bom e velho telegrama! Ça alors !

Hoje, temos caracteres ilimitados (exceções à parte, como no Twitter) e corretores ortográficos afiadíssimos com substituição automática de palavras e tudo o que tem direito. Alguns poderão se perguntar por que persiste, então, essa vontade de usar as abreviações. Muitos argumentam que, por trás dessa linguagem, existe um desejo de se expressar de uma forma original, de mostrar seu pertencimento a um grupo específico e de criar laços em meio a determinada comunidade, principalmente entre os mais jovens. Alguns apontam ainda que essa linguagem criptografa teria a vantagem de dificultar que pais mais bisbilhoteiros decifrem o conteúdo das mensagens trocadas.

E você, que está aprendendo francês ou se interessa pelo idioma, também tem a ganhar aprendendo um pouco mais sobre as gírias que se usam na internet. Você poderá usá-las seja quando for trocar mensagens com nativos, seja em sala de aula! Aqui vão algumas sugestões, para você usar no grupo WhatsApp da sua turma, surpreender sua(seu) professora(o) e ainda tirar onda com seus colegas:

K29 = QUOI DE NEUF ? (Quais são as novidades?)

DAK = D’ACCORD (Ok/De acordo/Concordo)

MDR = MORT DE RIRE (Morto de rir/Morrendo de rir, o famoso LOL)

BIZ = BISOUS (Beijos/Beijinhos)

As abreviações, assim como a própria língua, estão em constante evolução e absorvem diferentes influências. Desse modo, é possível encontrar abreviações que vêm do inglês, como o famoso OMG (= Oh My God! – Oh, Meu Deus!), ou ainda do árabe, como MSK (=Miskine – Coitado). Tem também abreviações que são específicas de certas comunidades, como AFK (=Away From Keyboard – Afastado do teclado), muito utilizada pelos gamers. Très cool !

Agora que você já descobriu o universo das abreviações, escolha as que mais gostou e monte, você também, seu vocabulário francês 2.0! Só tenha cuidado para não virar sopa de letrinhas!

Et le grand final : deixo aqui um desafio.

Consegue decifrar a seguinte frase?

« SLT, C-tu KEL É le sens de ce MSG ? Si oui, bravo, si non, ne TQT pas, CPG. A 12C4 ! »

Deixe seus palpites nos comentários! 😉

À la prochaine !

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar