O que é francofonia?

No dia 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Francofonia. Mas você sabe o que significa esse termo?

Originalmente criada pelo geógrafo Onésime Reclus, especialista nas relações entre a França e suas colônias, no fim do século XIX, para descrever o grupo de pessoas e países que faziam uso do francês no mundo, a palavra francofonia foi caindo em desuso com o passar dos anos.

Com o advento dos movimentos de descolonização na década de 1960, personalidades de países recém independentes da França ressignificaram seu uso como uma forma de enaltecer uma comunidade francófona internacional, que teria como objetivo usar o francês como instrumento de promoção da solidariedade, do desenvolvimento e da reaproximação dos povos pelo diálogo civilizado. De acordo com o então presidente senegalês, Léopold Sedar Senghor, “nos escombros do colonialismo, nós encontramos esta ferramenta maravilhosa, a língua francesa”.

Esta comunidade francófona se organizou, inicialmente, ao redor da criação de uma gama de associações que tinham como ponto comum a língua francesa. O projeto evoluiu sem cessar desde a criação da Agência de Coopération Cultural e Técnica (Agence Coopération Culturelle et Technique – ACCT), que se torna em 1998 na Agência Intergovernamental da Francofonia (Agence Intergouvernementale de la Francophonie) e, finalmente, em 2005, a Organização Internacional da Francofonia (Organization Internationale de la Francophonie – OIF).

Concentração política de mais alto nível, a OIF tem progressivamente reforçado o papel da francofonia no cenário internacional – ela opera como um dispositivo institucional voltado para a promoção do francês como idioma de cooperação política, educativa, econômica e cultural, no seio dos 88 Estados e governos que fazem parte da organização como membros, associados ou observadores.

Confira abaixo um breve resumo sobre a Francofonia em vídeo e aproveite para treinar o francês! 😉

A Francofonia possui as seguintes missões:

  • Promover a língua francesa e a diversidade cultural e linguística
  • Promover a paz, a democracia e os direitos do Homem
  • Apoiar a educação, a formação, o ensino superior e a investigação
  • Desenvolver a cooperação económica para o desenvolvimento sustentável

De acordo com o último levantamento do Observatório da língua francesa, publicado em 2018, o francês tem 300 milhões de locutores distribuídos em 106 países e territórios, nos 5 continentes, sendo a 5ª língua mais falada no mundo e a 2ª mais aprendida, com 132 milhões de estudantes.

Fonte: Organização Internacional da Francofonia

Aliança Francesa Belém

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar